Voltar

Afinal, o que são os Itinerários Formativos do Novo Ensino Médio?

06/12/2022 - 12h36

Uma das grandes características do Novo Ensino Médio é proporcionar aos alunos mais escolhas sobre o que querem aprender. Anteriormente, todos os estudantes tinham as mesmas disciplinas no currículo escolar. Agora, com esse novo modelo de aprendizagem, a rotina dos estudantes se divide entre a formação geral básica e os itinerários formativos, que permitem a escolha de um aprofundamento em uma área do conhecimento específica.

Vamos lá entender melhor o que são os itinerários formativos e como eles funcionarão na prática diária no Sesi Escola? Continue a leitura e fique por dentro de todas as novidades.

Mas afinal, o que são itinerários formativos?

Os itinerários formativos podem ser explicados como conjuntos de disciplinas, projetos e oficinas que os estudantes poderão escolher cursar durante o Ensino Médio.

Eles representam a principal mudança introduzida com o Novo Ensino Médio e surgiram com o objetivo de substituir o currículo único por um modelo de aprendizagem mais flexível, diverso e com aulas mais dinâmicas, proporcionando uma participação mais ativa e engajada dos estudantes, atendendo melhor às necessidades dos estudantes.

Agora vamos saber quais são os itinerários formativos?

Enquanto um aluno pode ter muito mais facilidade em entender equações e trigonometria, outro pode estar mais inclinado a desenvolver habilidades profissionais.

Então a proposta dos itinerários formativos é dar essa oportunidade de aprofundar seus conhecimentos, em formação técnica e profissional ou campos de conhecimento nas áreas de Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza.

Quem escolhe, escola ou aluno?

A escolha dos itinerários formativos a serem trilhados vai ficar a cargo dos próprios estudantes. Isso porque esses caminhos de aprendizado são pensados para que os jovens sejam protagonistas no desenvolvimento de seus projetos de vida.

Dessa forma, a responsabilidade do Sesi Escola é criar os espaços de diálogo com os estudantes, mostrando quais são as possibilidades de escolha, ajudando-os a avaliar seus interesses, anseios e aptidões para que tomem a melhor decisão e de forma consciente.

Quer saber mais sobre o novo ensino médio no Sesi Escola. Clique aqui e conheça todos os benefícios na educação do seu filho.

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SESI-MT - ​​Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555