• SESI/MT
  • SENAI/MT
  • IEL/MT
  • Sistema FIEMT
Voltar

Elaboração de documentos com enfoque legal, técnico, operacional, de gestão de informações e de completa assessoria em gestão da área.

Objetivo

A área de Segurança e Saúde no Trabalho (SST) é responsável pela tomada de medidas e ações de reconhecimento, antecipação e avaliação dos riscos, com objetivo de mitigar os acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Cabe aos profissionais de SST elaborar documentos com enfoque legal, técnico, operacional, de gestão de informações e de completa assessoria em gestão da área, bem como respaldo e suporte em perícias judiciais trabalhistas envolvendo pleitos de reintegração e indenização como:

PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS - PPRA (NR 09)

Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, regulamentado pela NR 9. Tem por objetivo preservar a saúde e a integridade dos trabalhadores e, consequentemente, controlar a ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho.

PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO E SAÚDE OCUPACIONAL - PCMSO (NR 07)

Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional, regulamentado pela Norma Regulamentadora 7 e coordenado por um médico do trabalho. A implantação deste serviço visa à promoção da saúde do trabalhador e prevenção das doenças ocupacionais. Durante a execução do Programa são realizados exames clínicos e complementares em laboratórios credenciados;

Para as empresas cuja coordenação medica do programa é realizada pelo SESI, deve ser entregue, após a vigência de um ano do PCMSO, o relatório anual contendo as informações referentes à execução do PCMSO.

PROGRAMA DE CONDIÇÕES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO NA INDÚSTRIA DE CONSTRUÇÃO -  PCMAT  -  NR 18

Programa de Condições do Meio Ambiente de Trabalho da Construção Civil, regulamentado pela NR 18.  Consiste em um plano programa que estabelece condições e diretrizes de segurança no trabalho para obras e atividades relativas à construção civil. O intuito é garantir a saúde e integridade física dos trabalhadores que laboram direta ou indiretamente na realização de uma obra.

PRONTUÁRIO DAS INSTALAÇÕES DE COMBUSTÍVEIS INFLAMÁVEIS (NR 20)

Consiste em um conjunto de documento que serve para identificar os possíveis riscos em ambientes onde são realizadas atividades com inflamáveis e/ou líquidos combustíveis. O prontuário deve ser organizado, mantido e atualizado pela empresa e constituído pela seguinte documentação: Projeto da Instalação; Procedimentos Operacionais; Plano de Inspeção e Manutenção; Análise de Riscos; Plano de prevenção e controle de vazamentos, derramamentos, incêndios e explosões e identificação das fontes de emissões fugitivas; Certificados de capacitação dos trabalhadores; Análise de Acidentes; Plano de Resposta a Emergências.

PROGRAMA DE GERENCIAMENTO DE RISCOS  - PGR (NR 22)

Programa de Gerenciamento de Riscos regulamentado pela NR 22 e consiste em um documento exigido para as empresas que atuam nas atividades de minerações, beneficiamento e pesquisa mineral. O Programa tem como objetivo adotar medidas preventivas que minimizam a exposição ocupacional, implementando medidas de ordem administrativa, de engenharia, de controle médico e outras.

PROGRAMA DE GESTÃO EM SAÚDE E SEGURANÇA E MEIO AMBIENTE DO TRABALHO RURAL - PGRSSMATR - NR 31

Programa de Gestão em Saúde e Segurança e Meio Ambiente do Trabalho Rural regulamentado pela NR 31 e consiste em documento exigido para as empresas dos ramos das atividades de exploração florestal, da agricultura, pecuária, silvicultura, e aquicultura com a segurança e saúde e meio ambiente do trabalho. O Programa tem com objetivo identificar os principais problemas de segurança e saúde do setor, estabelecendo as prioridades de ação, desenvolvendo os métodos efetivos de controle dos riscos e de melhoria das condições de trabalho.

PCA - PROGRAMA DE CONSERVAÇÃO AUDITIVA

Conjunto de ações e medidas multidisciplinares integradas aos programas legais pertinentes desenvolvidas nas indústrias com trabalhadores expostos a níveis de pressão sonora (ruído) elevados, com o objetivo prevenir perdas auditivas ocupacionais ou seu agravamento.

PROGRAMA DE PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA – PPR

Conjunto de ações e medidas integradas aos programas legais pertinentes com a finalidade de avaliar, recomendar, selecionar e orientar a utilização de equipamentos de proteção respiratória, com o objetivo de prevenir ocorrências de doenças ocupacionais.



Sistema FIEMT / SESI-MT - ​​Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555