Voltar

Desempenho de robôs e equipes do Sesi Escola são destaque em evento de tecnologia

25/10/2019 - 17h27

As equipes de Robótica do Sesi Escola FLL Brother Creators, Brotherhood e Young Creators tiveram mais uma oportunidade de compartilhar suas experiências e estudos, além de aprender um pouco mas sobre diferentes tecnologias durante a 16ª Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI). A escuderia do Sesi F1 In Schools Tu-caré também marcou presença no evento, que ocorreu entre os dias 22 e 25, e não passou despercebida, mostrando sua proposta de trabalho, promovendo e explorando suas habilidades e ideias.

Isabela Gaudie, 16 anos, do 1º ano do Ensino Médio, estuda no Sesi Escola de Várzea Grande há oito anos e é uma das integrantes da equipe Tu-caré. “Este ano, tive o privilégio de participar da primeira temporada da F1 In Schools – um projeto que foi implantado no Sesi para desenvolver o empreendedorismo, as habilidades e engenharia – uma área que gostei bastante”, destaca.

De acordo com a jovem, que também participou por quatro anos da equipe de robótica da unidade, a experiência proporcionou o desenvolvimento de capacidades como trabalho em equipe, criatividade, comunicação.

“Além do aprendizado de robótica, montar robôs e conhecer engenharia, o projeto me transformou em uma pessoa melhor. Por isso, é importante estarmos em um grande evento como este, divulgando e incentivando outros jovens a ingressar no mundo da robótica. É gratificante mostrar algo que fazemos com tanto carinho e por tanto tempo para pessoas que tenham interesse”.

Maria Julia Griggi Rondon, 13 anos, da Brotherhood, avalia que é importante promover a divulgação da robótica brasileira entre as crianças e adolescentes. “Apesar do crescimento da área, muitas pessoas desconhecem sua importância no nosso cotidiano. Aqui, pudemos mostrar a tecnologia para muitos estudantes e fazer com que eles se interessem”.

A aluna Maria Eduarda Ribeiro, 12 anos, da equipe Brother Creators, ressalta que a base da robótica é o compartilhamento de informações. “Durante a semana, nós compartilhamos nossas experiências com outras pessoas e também recebemos muitas informações de projetos desenvolvidos por estudantes de outras escolas. Foi uma troca”.

Para Ryan Juliani, de 14 anos, da equipe e Young Creators, o evento trouxe novos conhecimentos. “Tivermos a oportunidade de conhecer novas pessoas e outros projetos de robótica e Arduínos, impressoras em 3D, por exemplo. Além de compartilhar informações sobre nossos projetos e treinar a comunicação”.

A técnica Mara Farias frisa que a robótica tem um grande potencial interdisciplinar, visto que a solução de um problema ou a construção de um novo mecanismo, geralmente, ultrapassa o universo das salas de aula.

“Neste contexto, a participação dos nossos alunos do Sesi Escola na Semana de Ciência e Tecnologia foi muito proveitosa. Buscamos mostrar para outros jovens as possibilidades do desenvolvimento de diferentes habilidades, o trabalho coletivo, o raciocínio lógico e a criatividade”.

Confira a galeria de fotos Aqui.

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SESI-MT - ​​Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555