Multiação terá ponto de coleta de lixo eletrônico e vidros
Sabe aquele computador velho, o celular antigo ou mesmo aquela máquina fotográfica que há muito tempo está parada e ocupando espaço na sua casa? Realize o descarte deste e de outros equipamentos eletrônicos inservíveis no próximo sábado (09/11), durante o Multiação no bairro Real Parque, em Cuiabá.
Além de lixo eletrônico, o Instituto Ação Verde e o Sindicato das Indústrias de Reciclagem (Sindirecicle/MT) receberão também, durante o evento, garrafas de vidro. Todo o material coletado receberá destinação correta, deixando de poluir o meio ambiente e ainda sendo destinado para reaproveitamento.
“O descarte incorreto de resíduos eletrônicos pode provocar diversos problemas ambientais, já que esses aparelhos têm substâncias que, em contato com o solo e lençol freático, tem alto poder de contaminação”, alerta o presidente do Sindirecicle, Paulo Araújo.
A 8ª edição do Multiação 2019 também vai promover a troca gratuita de lâmpadas incandescentes ou fluorescentes compactas por dispositivos de LED compatíveis. A ação é iniciativa da Energisa e será possível trocar até cinco lâmpadas. Para ter acesso ao benefício, o cidadão precisará apresentar o número da unidade consumidora e documentos pessoais.
O Multiação é o maior projeto social de Mato Grosso e a cada edição oferece gratuitamente à população diversos serviços de saúde, educação, empreendedorismo, cidadania, orientação jurídica e cultura. Nesta edição, o foco será na saúde do homem. Serão oferecidos opções para o diagnóstico precoce do câncer de próstata, entre eles pedidos de Exames de Antígeno Prostático Específico (PSA) e toque retal.
“O Multiação é resultado da união de esforços de vários parceiros, por isso é essa grande ação de cidadania. já atendemos mais de 460 mil pessoas nesses seis anos. Além de ações de sustentabilidade, nesta edição vamos reforçar as ações da campanha do Novembro Azul, que é focada na saúde dos homens”, afirma o presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), Gustavo de Oliveira.