Voltar

Empreendedorismo é tema de curso ministrado para alunos do Ensino Médio (Sesi Escola)

07/11/2019 - 14h24

Empreendedorismo foi tema de curso ministrado pelo Sebrae para cerca de 70 estudantes do Novo Ensino Médio do Sesi Senai de Cuiabá e Várzea Grande, entre os dias 5 e 7 de novembro. O projeto Crescendo e Empreendendo visa proporcionar ferramentas para que os jovens desenvolvam características como iniciativa, criatividade, organização, entre outras que são fundamentais para o dia a dia como estudantes e, futuramente, como profissionais.

A formação é voltada ao Ensino Médio e prepara os alunos para os desafios do mundo do trabalho, instigando-os a identificar oportunidades de negócio, reflexões sobre empreendedorismo e ingresso na vida profissional.

Um dos instrutores do curso, Washington Luciano Silva, afirma que a formação tem cunha social, uma vez que mostra aos estudantes o que é empreendedorismo e a importância dele para o futuro desses jovens. “Mostramos que todos são capazes de ser empresários de sucesso. A experiência com os alunos do Sesi Senai tem sido gratificante, pois percebemos o interesse deles pelo tema. Poder contribuir com a formação e futuro deles é muito gratificante. Somente a educação transforma o cidadão”, declara.

O estudante Matheus Evangelista, 17 anos, do 1º ano da unidade de Várzea Grande, aprovou a iniciativa. “O curso proporcionou reflexão sobre nós mesmos e autoconhecimento. Um dos destaques foi o trabalho em equipe e descoberta de novas habilidades que dominamos e que muitos desconheciam. Para mim, foi uma oportunidade de abrir meus olhos para o funcionamento do mercado de trabalho”.

Já a colega de sala Maria Carolina Tessaro, 15 anos, destacou a dinâmica utilizada. “Foi bem divertido e diferente. Uma chance para nós entendermos melhor o que é o empreendedorismo e como funciona o mundo lá fora, como temos que nos comportar no mercado de trabalho. Além de compreendermos quais as habilidades e características que precisam desenvolver e melhorar para nos tornarmos bons empreendedores”.

A opinião é compartilhada por Sophia Vitoi, do 1º ano A, da unidade de Cuiabá. “Conhecer nossas habilidades nos dá a chance de saber lidar com a gente mesmo e com os outros e isso não tem preço. Também foi relevante aprender a desenvolver um plano de negócio“.

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SESI-MT - ​​Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555