Empreendedorismo é tema de curso ministrado para alunos do Ensino Médio (Sesi Escola)
Empreendedorismo foi tema de curso ministrado pelo Sebrae para cerca de 70 estudantes do Novo Ensino Médio do Sesi Senai de Cuiabá e Várzea Grande, entre os dias 5 e 7 de novembro. O projeto Crescendo e Empreendendo visa proporcionar ferramentas para que os jovens desenvolvam características como iniciativa, criatividade, organização, entre outras que são fundamentais para o dia a dia como estudantes e, futuramente, como profissionais.
A formação é voltada ao Ensino Médio e prepara os alunos para os desafios do mundo do trabalho, instigando-os a identificar oportunidades de negócio, reflexões sobre empreendedorismo e ingresso na vida profissional.
Um dos instrutores do curso, Washington Luciano Silva, afirma que a formação tem cunha social, uma vez que mostra aos estudantes o que é empreendedorismo e a importância dele para o futuro desses jovens. “Mostramos que todos são capazes de ser empresários de sucesso. A experiência com os alunos do Sesi Senai tem sido gratificante, pois percebemos o interesse deles pelo tema. Poder contribuir com a formação e futuro deles é muito gratificante. Somente a educação transforma o cidadão”, declara.
O estudante Matheus Evangelista, 17 anos, do 1º ano da unidade de Várzea Grande, aprovou a iniciativa. “O curso proporcionou reflexão sobre nós mesmos e autoconhecimento. Um dos destaques foi o trabalho em equipe e descoberta de novas habilidades que dominamos e que muitos desconheciam. Para mim, foi uma oportunidade de abrir meus olhos para o funcionamento do mercado de trabalho”.
Já a colega de sala Maria Carolina Tessaro, 15 anos, destacou a dinâmica utilizada. “Foi bem divertido e diferente. Uma chance para nós entendermos melhor o que é o empreendedorismo e como funciona o mundo lá fora, como temos que nos comportar no mercado de trabalho. Além de compreendermos quais as habilidades e características que precisam desenvolver e melhorar para nos tornarmos bons empreendedores”.
A opinião é compartilhada por Sophia Vitoi, do 1º ano A, da unidade de Cuiabá. “Conhecer nossas habilidades nos dá a chance de saber lidar com a gente mesmo e com os outros e isso não tem preço. Também foi relevante aprender a desenvolver um plano de negócio“.