Hackateen impulsiona inovação entre estudantes do Ensino Médio Técnico
Em um mercado cada vez mais acirrado, os jovens precisam se reinventar para conquistar ‘aquela’ vaga, ainda mais quando o sonho é empreender. Capacidade de inovação e de resolver problemas são diferenciais que podem contar pontos no currículo. É por isso que os estudantes do Ensino Médio Técnico do Senai mergulharam de cabeça no primeiro Hackateen – maratona de inovação promovida pelo Sesi e pelo Senai MT. O evento ocorre entre hoje (11) e amanhã (12), no Centro de Eventos do Senai MT.
Ao todo, 160 estudantes do Novo Ensino Médio toparam o desafio de criar soluções para problemas reais propostos nas aulas. Durante o Hackateen (uma adaptação do Hackathon para o público jovem) eles devem construir um Plano de Negócios e depois partir para a ação com a elaboração de um protótipo.
De acordo com a coordenadora de Inovação Sesi Senai, Jenifeer Sartorello, durante a competição, os jovens serão divididos em equipes e terão à disposição a ferramenta Canvas - de planejamento estratégico, que permite desenvolver e esboçar modelos de negócio novos ou existentes.
“Ao fim da maratona os alunos deverão fazer uma apresentação rápida das suas ideias e serão avaliados por uma banca examinadora qualificada”, informa.
Como parte da preparação para o evento, nos dias 6 e 7, os alunos participaram do treinamento para a utilização da ferramenta Canvas. “A ideia é auxiliá-los a diferenciar e inovar no mercado a partir da análise de todos os elementos e fases de um empreendimento”, finaliza Jenifeer.