Voltar

Aplicativos sobre EPIs, serviços para idosos e materiais recicláveis são ideias vencedoras do Hackateen

13/11/2019 - 11h24

Aplicativo de Realidade Virtual para auxiliar empresas e indústrias na conscientização dos empregados sobre o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) e treiná-los sobre as atividades cotidianas de seu cargo. Este foi o projeto foi o vencedor do 1º Hackateen Sesi Escola – Maratona de Ideias Inovadoras, promovido com 160 estudantes do Novo Ensino Médio Sesi Senai, nos dias 11 e 12 de novembro, no Centro de Eventos do Senai Cuiabá.

Uma adaptação do Hackathon para o público jovem, o evento contou com a participação de 16 equipes, com integrantes cada, que ao final apresentaram suas ideias para a banca composta por Rogério Nunes- Gestor do Parque Tecnológico Mato Grosso, Lecticia Figueiredo - Superintendente na Secitec MT e Genilton Quintino - Sócio- Proprietário da Divina Batata.

O grupo vencedor foi o Virtual Glasses, composto pelos alunos Maria Eduarda Bencke, João Benedito Santos, Gabriel Junior Gomes, Matheus Gibran, Daniel Soares, Edson dos Santos, Sophia de Matos, Gabriel de Oliveira, Keren Licetti e Helena Vitória da Costa.

Daniel, 15 anos, aluno do 1º ano A do Sesi Senai Cuiabá, conta que a ideia foi chamar a atenção para a importância do uso de EPIs – que são essenciais para proteger os profissionais individualmente, reduzindo qualquer tipo de ameaça ou risco para o trabalhador.

“Apesar de ser cansativo, por ser uma maratona, foi um evento muito bacana. Criar um produto ou serviço do zero e utilizar a ferramenta Canvas (de planejamento estratégico, que permite desenvolver e esboçar modelos de negócio novos ou existentes), além de ser uma forma de mostrar a realidade das empresas para nós. Tudo isso torna o Hackateen especial. Um gande aprendizado”, ressaltou.

A equipe teve como premiação: 1 hora de mentoria + Visita Técnica na Connect Software; 1 hora de mentoria na OMJ Investimentos; e 1 hora de mentoria sobre modelagem de negócios e prototipação com o Senai Mato Grosso.

Qualidade de vida

Os projetos apresentados, em sua maoria, teve como foco a preocupação com as pessoas, a vida em comunidade e os cuidados com o meio ambiente, como os projetos classificados.

O segundo lugar foi conquistado pelo equipe Re-Glass, composto pelos estudantes Felipe Correia, Luiz Fassini, Allana Moraes, Igor Ferreira, Laryssa Silva, Vinicius Zagurski, Gustavo de Oliveira, Leonan da Silva, João Pedro Rodrigues, Valdelicio Rodrigues Junior.

O projeto desenvolvido pelos jovens foi o Glasssand – que visa a reutilização de garrafas long necks com foco na construção civil. “Esse tipo de garrafa não possui descarte da forma correta e segura, gerando um grande impacto ambiental. Pela sua composição e por quebrarem com facilidade, não são atrativas para as cooperativas e têm pouco valor de mercado. Demorando cerca de 5000 anos para se decompor”, frisaram os alunos.

A solução apresentada foi reciclagem através da transformação do produto em pó de vidro, adicionando 20% na areia, criando assim a glassand – produto adequado para a área da construção civil não estrutural, como a utilização do concreto para a produção de mercadorias com fins decorativos.

Para o integrante da equipe Felipe Correia, 15 anos, aluno do 1° ano, Sesi Senai Cuiabá, o Hackateen foi um grande evento e que proporcionou muitos conhecimentos. “Algo novo, pelo qual tivemos a oportunidade de trabalhar com pessoas novas com as quais nunca tínhamos trabalhado por um longo período de tempo”.

Já o terceiro lugar ficou para a equipe Hopers, que desenvolveu um aplicativo que tem como proposta oferecer serviços para a população idosa. Com ele, as pessoas podem, de forma voluntária, dar suporte afetivo a idosos que vivem em abrigos ou em suas próprias casas, mas que se sentem sozinhas.

"Esse evento traz aos alunos uma nova perspectiva, eles percebem onde cada conhecimento desenvolvido em sala de aula pode ser aplicado, veem que o que eles estão aprendendo tem uma razão e pode ser usado para resolver qualquer problema da sociedade", frisa a coordenadora de Inovação, da Unidade de Saúde, Tecnologia e Inovação Sesi Senai, Jenifeer Sartorello

Confira a galeria de fotos Aqui.

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SESI-MT - ​​Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555