Voltar

Workshop de Projetos do Sesi Escola Cuiabá reúne cerca de 2 mil pessoas

18/11/2019 - 11h55

Mais de mil visitantes, entre familiares e amigos, marcaram presença no Workshop de Projetos do Sesi Escola Cuiabá, na última quinta-feira (14/11). Durante o evento alunos e professores socializaram experiências e múltiplas aprendizagens em todas as áreas do conhecimento, um momento interativo no qual os 800 estudantes, da Educação Infantil ao Ensino Médio, apresentam uma pequena mostra de atividades que foram desenvolvidas ao longo do ano.

Além de apresentações culturais como Orquestra Sesi, Sonata das Mãos e mostra de dança, com alunos do ballet, a iniciativa reuniu a Feira Empreendedora – desenvolvida como parte do Projeto JEPP (Jovens Empreendedores Primeiros Passos), desenvolvido em parceria com o Sebrae, e que compõe a matriz curricular da escola.

As barracas coloridas e bem decoradas atraiam os olhares e aguçava os paladares mais exigentes. Entre os itens comercializados estavam artesanatos sustentáveis, ecopapelaria, brinquedos ecológicos, mundo das ervas aromáticas. Mas os locais mais disputados eram mesmo as barracas da praça de alimentação, que colocaram à disposição do público comidas típicas, como maria isabel, farofa de banana, caldos, espetinhos e outras guloseimas, além de doces e sobremesas. Todas as receitas preparadas e testadas pelos alunos.

“A cada ano a feira cumpre com o seu objetivo que é ensinar os nossos alunos a empreender. Escola e família é a receita do sucesso, e todos nós temos orgulho de ver quanto aprendemos com esse projeto e o quanto a criatividade dos alunos do Sesi Escola é incentivada. Parabéns a toda equipe que faz acontecer e entrega um excelente resultado”, comemora a gerente de Educação da unidade, Alessandra Marangoni.

Ela lembra que o evento contou com exibição de projetos, como da Robótica, oficina de slime, realidade virtual e a novidade desta edição: a sala da inclusão – que promoveu experiências olfativas, gustativa e de tato. “Algumas pessoas choraram de emoção, ao final, por se colocar no lugar de uma pessoa com deficiência”.

Aprendizado para a vida

Maria Elis de Jesus, 11 anos, do 5º ano, foi uma das integrantes da barraca ‘Sonho Doce’, uma confeitaria criada pela turma. “Foi incrível fazer parte desse projeto. Além de aprender sobre nosso negócio, conhecemos todas as outras possibilidades vendo os projetos dos nossos colegas”.

O adolescente Nicolas Costa e Souza, 13 anos, do 7º ano, trabalhou, juntamente com sua turma, o conceito da reciclagem e preocupação com o meio ambiente. “Desenvolvemos objetos com materiais recicláveis e que iriam para a natureza, como pneus velhos e embalagens, e os transformamos em peças úteis, como pufes, vasos, porta-toalhas, porta-chaves. Um grande aprendizado e mostrando que podemos e devemos cuidar do nosso planeta”.

Para Ane Gabriele Pécora, 14 anos, do 9º ano, além da experiência teórica de como empreender, o projeto promove ainda a vivência na prática – o que o torna ainda mais interessante. “É bem divertido. São coisas que eu vou levar para a vida toda. Aprendizado que temos na escola e que vão nos ajudar no futuro, nas nossas profissões e nossos negócios”, destaca.

A consultora do JEPP pelo Sebrae no Sesi Escola, Margareth Paisano, afirma que o sucesso do projeto pode ser medido pelo público que prestigia o evento, a cada edição, e pela quantidade de produtos comercializados. “Em menos de duas horas, muitas das barracas já não tinham mais produtos para vender. Isso mostra que o trabalho desenvolvido foi a contento”.

De acordo com ela, a escola tem conseguido promover a interação, de forma tranquila e natural, com a maciça participação dos pais e da comunidade. “O estímulo que a iniciativa traz para os estudantes, neste momento, faz com que no futuro nós tenhamos jovens com uma visão diferente, empreendedora. Vemos que esse despertar ocorre em todas as idades, desde os pequeninos até os adolescentes. É muito gratificante”, comemora.

Confira a galeria de fotos Aqui.

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SESI-MT - ​​Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555