Voltar

Saúde e segurança: Nova versão da NR12 é tema de palestra gratuita em Cuiabá

27/11/2019 - 14h51

As alterações e os requisitos a serem cumpridos para prevenir acidentes em máquinas e equipamentos descritos no novo texto da Norma Regulamentadora nº 12 (NR12) serão abordados em palestra promovida pelo Serviço Social da Indústria (Sesi-MT). O evento ocorre no próximo dia 05 de dezembro (quinta-feira), às 19h, no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt), em Cuiabá. A entrada é gratuita e as vagas são limitadas, sendo necessária inscrição prévia (Clique Aqui).

A apresentação ‘Mudanças na NR12 – Novas perspectivas para Saúde e Segurança’ será conduzida pela especialista em desenvolvimento industrial Renata Rezio e Silva, da Gerência de Segurança e Saúde no Trabalho do Sesi Departamento Nacional (DN). A engenheira civil irá abordar as principais alterações da Norma, suas aplicações e inter-relação com as demais NR´s.

A NR-12 foi criada por meio da lei nº 6.514, de 22 de dezembro de 1977, e publicada na portaria nº 3.214, de 8 de junho de 1978. De lá para cá, já passou por diversas alterações, mas nenhuma tão impactante como agora, por isso, a importância das indústrias e empresas ficarem atentas.

“A normativa é responsável por definir as medidas de proteção para colaboradores que utilizam prensas e similares, injetoras e máquinas de uso geral dos mais variados tipos em suas atividades, além de estabelecer requisitos mínimos para a prevenção de acidentes na construção, transporte, montagem, instalação, ajuste, operação, limpeza, manutenção, inspeção, desativação e desmonte de máquinas e equipamentos”, informa o engenheiro de segurança do Sesi MT, Paulo Camacho, ressaltando que ela traz também informações sobre a capacitação dos operadores e aspectos ergonômicos.

De acordo com Camacho, a nova versão se fundamenta no equilíbrio social e econômico da necessária segurança dos trabalhadores e as obrigações impostas ao setor produtivo. “Tem premissa de flexibilização para adoção de soluções de engenharia alternativas. Por outro lado, mantém os princípios fundamentais da segurança e reforça os conceitos de apreciação de risco e estado da técnica, harmonizando a norma com a legislação nacional e internacional”, finaliza.

Sobre a palestrante

Renata Rezio e Silva tem graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Master of Business Administration (MBA) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho pela UFG e mestrado em Engenharia de Produção pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA).

Atuação em processos de gestão de produção de obras, sistema integrado de gestão QSMS – Qualidade, Segurança do Trabalho, Meio Ambiente e Saúde, em obras civis, infraestrutura e montagem eletromecânica. Atualmente é especialista em desenvolvimento industrial pelo Sesi Departamento Nacional.

Serviço

Palestra Mudanças na NR12 – Novas perspectivas para Saúde e Segurança

Data: Quinta-feira (05.12)

Horário: 19h

Local: Auditório da Fiemt (Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo)

Inscrições gratuitas – Clique Aqui

Mais informações: assessoria.tssi@sesimt.ind.br / (65) 3611-1669

Galeria de Imagens - Saúde e segurança: Nova versão da NR12 é tema de palestra gratuita em Cuiabá

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SESI-MT - ​​Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555