Estudantes do Sesi Escola Cuiabá conhecem produção agroindustrial em aula de campo
da indústria
Em um dia dedicado à descoberta das novas tecnologias e práticas sustentáveis do agronegócio, os alunos do Sesi Escola Cuiabá participaram de uma aula de campo especial nas fazendas da Bom Futuro. A atividade faz parte do projeto FarmDay, iniciativa do Instituto Farmun que busca aproximar os jovens do cotidiano e das transformações da agroindústria.
Na visita, realizada na quarta-feira (31.09), os estudantes conheceram de perto os processos de produção e distribuição de grãos, sementes e algodão. Também se surpreenderam com o uso da tecnologia e da biotecnologia no campo, em uma programação que incluiu visita ao laboratório de sementes, apresentação de práticas de plantio sustentável e explicações sobre técnicas de manejo voltadas à produtividade e à conservação dos recursos.
O aluno Marcelo admirou o uso da tecnologia na produção e compartilha sua curiosidade em conhecer mais futuramente: “Mostraram para a gente como o plantio funciona, explicando os cuidados com as plantas e sementes. Geralmente, a gente não conhece a vida no agro, então está sendo uma experiência transformadora. Fez a gente pensar bastante sobre como crescer nesse mercado e o que queremos para o futuro”.
etapas da produção agroindustrial
“A gente viu toda a cadeia de como é a produção do algodão e separação de grãos, desde a parte da colheita até a parte da separação para o comércio. Também pudemos fazer várias perguntas sobre como funciona área. Foi muito bacana”, comenta a estudante Julia.
O professor Everaldo destaca a importância de apresentar os mais jovens para a realidade da indústria, indo além dos livros: “Todo o conhecimento que eles tiveram hoje faz conexão direta com o que ensinamos dentro de sala de aula em áreas diversas, como biologia, física e química. Na visita, os estudantes veem a produção, plantio e colheita, e tudo isso faz com que despertem um interesse para além do mundo urbano”, diz.
sementes, apresentação de práticas de plantio e
outras práticas
“O grande objetivo dessa parceria do Sesi junto com o Farmun é conectar esses jovens com a cadeia agroindustrial. Também entendemos a importância de mostrar para eles todo o desenvolvimento do que o agro hoje oferece em relação a oportunidade de trabalho e desenvolvimento. Tanto nós quanto o Sesi atuamos como uma ponte entre os alunos e o mercado do trabalho, conectando nas oportunidades que a cadeia agroindustrial oferece no estado”, destaca a diretora do Instituto Farmun, Tuka Martins.
Texto: Agda Ribeiro (com supervisão de Fernanda Nazário)



