Corrida de Reis reúne mais de 15 mil atletas e reforça compromisso do Sesi MT com saúde e qualidade de vida
grandiosidade da estrutura montada
Mais de 15 mil atletas, entre profissionais, amadores e pipocas, participaram da tradicional Corrida de Reis, realizada neste domingo (11.01), no Parque Novo Mato Grosso, em Cuiabá. Pelo quinto ano consecutivo, o Serviço Social da Indústria (Sesi MT) promoveu o evento em parceria com a Rede Matogrossense de Comunicação (RMC) /TV Centro América reafirmando sua missão de incentivar hábitos saudáveis por meio do esporte com foco na qualidade de vida da população mato-grossense.
A disputa deste ano entrou para a história pela grandiosidade da estrutura montada para receber atletas profissionais e amadores, além do tradicional público expectador que acompanha a corrida há 41 edições. Ao longo dos 10km de percurso, os corredores contaram com 146.400 copos de água, 480 quilos de gelo para hidratação e resfriamento e banheiros químicos.
Clique aqui e confira ranking elite masculino
A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), seguindo normas da World Athletics, determina pontos de água a cada 2,5 km. Porém, o Sesi sempre adota um padrão ainda mais rigoroso, e instalou pontos de hidratação a cada 2 km, priorizando a saúde e o desempenho dos atletas.
Clique aqui e confira ranking elite feminino
Todo o trajeto contou ainda com dois pontos fixos de saúde, unidades móveis de saúde do Sesi MT, 10 ambulâncias, seis motolâncias e seis ambulatórios na chegada. A segurança foi garantida por 20 agentes da Semob, 220 policiais e um helicóptero da Ciopar.
Durante o percurso, os corredores puderam contemplar a beleza do parque, passando por lagos, pelos monumentos da Vila das Nações, entre outros atrativos do local. A paisagem ganhou uma trilha sonora especial entoada pela banda de rock Verts que animou quem passava pelo km 5.
torcer pela amiga, Lavínia Magalhães
Ana Paula Barcelos trouxe seus pais Leon e Kátia para torcer pela amiga, Lavínia Magalhães, que disputou a corrida pela segunda vez. “A estrutura está bacana, a galera é bem animada e o sol não deu trégua, mas a agente já está acostumado com esse calor de Cuiabá”, diz Ana Paula.
Para Maria Lucia, 61, a competição é a realização de um sonho. Ela percorreu 1.131 km de Marilena, no Paraná, até a capital mato-grossense para disputar a Corrida de Reis. “O esporte salvou minha vida. Eu tive um tumor na cabeça e consegui me recuperar bem com a corrida. Hoje, realizo mais um sonho, que é fazer essa prova”, afirma.
Parceria de sucesso
esforços para realização da corrida
Há cinco anos o Sesi MT e RMC/TVCA unem os esforços para realização da corrida e esse foi um “match” perfeito, devido aos ideais comuns de promover inclusão social e saúde por meio do esporte. O presidente do Sistema da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Sistema Fiemt), Silvio Rangel, destacou a relevância da parceria. “O Sistema Fiemt, por meio do Sesi, atua para fortalecer a saúde do trabalhador da indústria e comunidade em geral por meio do esporte e essa parceria vai de encontro aos nossos objetivos beneficiando toda a população”, afirma.
Para o superintendente do Sesi, Alexandre Serafim, realizar o evento ao lado da TVCA, com o apoio do Governo do Estado e Assembleia Legislativa é motivo de orgulho, especialmente neste ano que a instituição completa 50 anos. “O Sesi tem como missão cuidar das pessoas, promovendo saúde, qualidade de vida e bem-estar. A Corrida de Reis é um exemplo concreto desse compromisso, que vai além da indústria e alcança toda a sociedade. Executar esse projeto incrível nos enche de orgulho e já faz parte da história mato-grossense”, pontua.
O diretor executivo da RMC, Nicomedes Silva Filho, também ressaltou a importância da parceria e do impacto social do evento. “A Corrida de Reis nasceu com o propósito de estimular o esporte e o bem-estar das pessoas e foi se transformando no evento de referência em Mato Grosso. Hoje, além da promoção do esporte, é um momento de confraternização e integração social”.
corrida, o público ainda curtiu dois shows regionais
O governador Mauro Mendes enfatizou o papel do Parque Novo Mato Grosso como espaço público de promoção da qualidade de vida. “Ver mais de 15 mil pessoas ocupando o Parque Novo Mato Grosso para a prática esportiva mostra que estamos no caminho certo. Esse espaço foi pensado para a população, para o lazer, o esporte e o convívio social. A Corrida de Reis reforça essa vocação e demonstra como parcerias fortalecem políticas públicas voltadas ao bem-estar”, pontuou.
O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, celebrou o impacto na economia local na semana do evento. “A corrida é um evento importante para o desenvolvimento da economia do município. Lota os hotéis e restaurantes da cidade. Somado ao ganho em saúde e qualidade de vida, é sem dúvida um marco para Cuiabá”.
Festa da saúde
E a festa não terminou na linha de chegada. Depois da corrida, o público ainda curtiu dois shows regionais. O primeiro a agitar a manhã foi Matheuzinho Sucessinho dominando o palco ao som do seu teclado e uma dança contagiante misturando piseiro, forró e vaquejada. Depois a galera soou a camisa ao som da banda Tome Aí, que encerrou a festa com muito axé e pagode, coroando a celebração esportiva com música e entretenimento, simbolizando a força do esporte e da cultura como agentes de transformação social.
Texto: Fernanda Nazário



