Torneio Interno de Robótica agita o Sesi Escola Cuiabá e Várzea Grande com adrenalina e criatividade
As arenas do Torneio Interno de Robótica (TIR) do Sesi Escola Cuiabá e Várzea Grande foram tomadas por gritos de torcida, adrenalina e muita criatividade. Em clima de festa e superação, os estudantes colocaram em prática estratégias precisas para cumprir, em apenas 2 minutos e 30 segundos, as missões da mesa com seus robôs construídos na modalidade FIRST® LEGO® League Challenge (FLLC).
A cada rodada, robôs imponentes avançavam pelas mesas executando tarefas programadas minuciosamente pelos participantes. Do lado de fora, colegas e famílias acompanhavam cada movimento com entusiasmo.
Em Várzea Grande, a equipe Dumonters, da categoria FTC, atuou como apoio operacional na condução do evento. Para Victor Hugo Costa Lopes, estudante do 3º ano e membro da equipe, o TIR marcou um momento especial em sua trajetória.
“Participar do TIR, meu último torneio interno, foi realmente especial. Desta vez, não entrei na arena como competidor, fui narrador e animador. Pude ver de perto o esforço das equipes, comemorar cada conquista e ajudar a deixar o torneio mais divertido. Encerrar minha trajetória na robótica assim foi uma honra. Saí com um sentimento enorme de gratidão.”
como apoio operacional
Também de VG, a aluna Olívia Ruda Campos, do 6º ano e integrante da equipe The Witch Bunny, conquistou o 3º lugar no Champion’s Award. Ela conta que o torneio trouxe aprendizados importantes. “Aprendi muito sobre trabalho em equipe. Tivemos vários desafios e aventuras. Foi muito legal programar, brincar e conviver com as outras equipes. A experiência foi incrível.”
A estudante Isabel, participante da mesma unidade, reforça o quanto os valores da robótica foram marcantes. “Achei o TIR muito legal. Aprendi sobre Core Values, como trabalho em equipe, inovação e inclusão. Também gostei das danças, músicas e de conhecer os projetos de pesquisa das outras equipes.”
Na unidade de Cuiabá, a competição também eletrizou os estudantes. Ana Beatriz, do 7º ano M1, vencedora em Design de Robô e Desempenho na Mesa, descreve a experiência. “A competição foi desafiadora, mas muito divertida. Toda a equipe ficou unida o tempo todo, e isso fez toda a diferença. É muito legal conviver com outras equipes e competir com respeito.”
mesas executando tarefas programadas
Já Maria Eduarda Ferreira Gomes, 14 anos, do 9º ano, celebrou seu desempenho após apenas um ano no Sesi. “O TIR é uma experiência muito boa, traz muito aprendizado. Acho que é algo que outras escolas não oferecem. Conquistei o primeiro lugar em Equipe Destaque e o segundo lugar em Desempenho da Mesa. Foi emocionante.”
O TIR é aguardado durante todo o ano pelos estudantes. Em 2025, o evento trouxe a temática Cidades Inteligentes, presente nos nomes das equipes, nos projetos, nos elementos da arena e até nos gritos de incentivo.
O prêmio mais desejado, o Champion’s Award, coroou as equipes com melhor desempenho geral. Mas outras categorias também movimentaram as torcidas: Projeto de Inovação, Core Values, Superação, Gracious Professionalism, Design de Robô, Desempenho do Robô, Equipe Destaque, entre outras.
O gerente de Educação do Sesi-MT, Fernando Pereira, reforça que o torneio faz parte da proposta pedagógica da instituição. “O objetivo do TIR é tornar os estudantes protagonistas da própria aprendizagem, por meio de uma educação multidisciplinar, prática e alinhada à cultura maker. Nossa gestão se dedicou para oferecer a eles a melhor experiência educacional de forma eficaz e divertida.”
Confira as equipes vencedoras e seus respectivos prêmios
Texto e fotos: Fernanda Nazário



