Em Rondonópolis, jovens e adultos realizam sonho do diploma com a EJA do Sesi MT
As adversidades da vida afastaram Cátia Rúbia, 37 anos, e seu filho Douglas Henrique dos Santos Silva, 22, das salas de aula. Mãe aos 15 anos, Cátia precisou escolher entre seguir nos estudos ou trabalhar para sustentar seu bebê— uma decisão difícil, mas que ela abraçou com coragem. O tempo passou, novas responsabilidades surgiram, mas o desejo de concluir os estudos nunca deixou seu coração.
Hoje, Cátia não apenas realizou esse sonho como o viveu ao lado de quem sempre foi sua maior motivação: o próprio filho. Juntos, eles concluíram o ensino médio pela Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Serviço Social da Indústria (Sesi-MT), em Rondonópolis, formando-se ao lado de cerca de 80 alunos que agora vislumbram melhores oportunidades no mercado de trabalho.
Para Cátia, que atualmente trabalha na área da saúde, voltar aos estudos foi mágico. “Terminar os estudos com o meu filho foi maravilhoso. Estou muito feliz e grata. Ele me incentivou, eu o incentivei, e juntos encontramos força um no outro. Meu coração está cheio de alegria”, relata, emocionada.
Douglas, que trabalha como suporte técnico em uma operadora de internet da cidade, também celebra a decisão que mudou o rumo da família. “Fazia tempo que eu queria terminar os estudos, mas nunca tomava iniciativa. Combinei com a minha mãe de concluirmos juntos. Dedico esse diploma a ela, com toda certeza”, conta o jovem que planeja ingressar na faculdade de ciência da computação.
A dupla celebrou a conquista com a caçula da família, a filha de Cátia, Elena hadassa, de 1 ano e 6 meses.
Outros caminhos, o mesmo sonho
histórias inspiradoras
A noite de formatura também marcou a realização de histórias inspiradoras, cada uma carregando determinação e superação. Edilane Schuster, 41 anos, é costureira e interrompeu os estudos em 1999, quando cursava a 5ª série, após a chegada dos quatro filhos. O sonho de fazer faculdade a motivou a voltar para a sala de aula. “Estou me sentindo feliz e realizada”, afirma. Ela dedica a conquista ao professor Domingos, que a acompanhou na jornada.
Após décadas conciliando responsabilidades familiares, trabalho no lar e desafios emocionais, Olgareth de Oliveira, 60 anos, concluiu os estudos interrompidos ainda na infância. “Estou realizando o maior desejo da minha vida. Parei na quarta série porque precisava cuidar dos meus irmãos para que minha mãe pudesse trabalhar. Depois enfrentei depressão e ansiedade, e estudar ficou ainda mais distante”, conta.
Apaixonada por estudos religiosos, ela já se prepara para cursar Teologia e dedica sua vitória aos padrinhos, que sempre a incentivaram.
“A formatura desses jovens e adultos não celebra apenas diplomas, mas histórias de resiliência, renascimento e esperança. Cada aluno, à sua maneira, prova que nunca é tarde para recomeçar e que educação transforma vidas em qualquer idade”, afirma o superintendente do Sesi, Alexandre Serafim.
Agilidade e eficácia
Atualmente, o Sesi Rondonópolis tem 1.200 alunos em sala de aula em busca de elevação escolar. Em todo estado, o Sesi MT registou em 2024 um total 5 mil jovens e adultos estudando nas unidades de Cáceres, Sinop, Rondonópolis e Várzea Grande. Somente neste ano, o Sesi já formou mais de 310 alunos que agora vão em busca de elevação salarial a partir da educação.
O modelo educacional da EJA do Sesi MT se destaca por valorizar o que os alunos já sabem. A metodologia de Reconhecimento de Saberes considera as vivências pessoais e profissionais como parte do processo de aprendizagem. Além disso, o formato flexível — com 80% das aulas em EAD — permite que adultos com rotinas intensas possam estudar sem renunciar ao trabalho ou da família.
“A metodologia oportuniza um futuro de realizações para aqueles que buscam melhores colocações no mercado de trabalho. A educação é transformadora; ela é a ponte entre uma pessoa e o emprego que deseja. Entendemos essa necessidade e desenvolvemos uma EJA de qualidade e flexível”, destaca a gerente do Sesi Rondonópolis, Márcia Ribeiro.
Texto: Fernanda Nazário



