Nesta quarta-feira (19), jovens e adultos de Rondonópolis celebram a conclusão dos estudos com a EJA do Sesi MT
sala de aula em busca de elevação escolar
Nesta quarta-feira (19.11), um grupo de 80 alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Serviço Social da Indústria (Sesi MT) de Rondonópolis receberão o tão sonhado diploma de conclusão do ensino fundamental e médio durante uma cerimônia de formatura. O evento ocorre a partir das 18h30, na unidade do Senai MT localizada na Rua Ademir de Jesus Ribeiro, nº 3147, no bairro Parque Residencial Universitário.
Aos 60 anos, após décadas conciliando responsabilidades familiares, trabalho no lar e desafios emocionais, Olgareth de Oliveira realiza o desejo interrompido na infância: concluir os estudos. Ministra em sua igreja e apaixonada por estudos religiosos, ela já se prepara para dar o próximo passo, ingressar na faculdade de Teologia. Emocionada, Olgareth relembra sua trajetória marcada por força, fé e resiliência.
“Estou realizando o maior desejo da minha vida. Parei de estudar ainda na quarta série, por necessidade. Sou filha de pais separados e precisei cuidar dos meus irmãos para que minha mãe pudesse trabalhar e nos sustentar. Depois, morando no sítio, enfrentei depressão e ansiedade, e os estudos ficaram ainda mais distantes. Dedico essa conquista aos meus padrinhos, que sempre me incentivaram”, conta.
Agilidade e eficácia
Atualmente, o Sesi Rondonópolis tem 1.200 alunos em sala de aula em busca de elevação escolar. Em todo estado, o Sesi MT registou em 2024 um total 5 mil jovens e adultos estudando nas unidades de Cáceres, Sinop, Rondonópolis e Várzea Grande. Somente neste ano, o Sesi já formou mais de 230 alunos que agora vão em busca de elevação salarial a partir da educação.
O modelo educacional da EJA do Sesi MT se destaca por valorizar o que os alunos já sabem. A metodologia de Reconhecimento de Saberes considera as vivências pessoais e profissionais como parte do processo de aprendizagem. Além disso, o formato flexível — com 80% das aulas em EAD — permite que adultos com rotinas intensas possam estudar sem renunciar ao trabalho ou da família.
“A metodologia oportuniza um futuro de realizações para aqueles que buscam melhores colocações no mercado de trabalho. A educação é transformadora; ela é a ponte entre uma pessoa e o emprego que deseja. Entendemos essa necessidade e desenvolvemos uma EJA de qualidade e flexível”, destaca a gerente do Sesi Rondonópolis, Márcia Ribeiro.
Texto: Fernanda Nazário



