Campeonato do Cerrado de Cubo Mágico destaca novos talentos e consolida a força do Centro-Oeste
trouxe à capital mato-grossense, todas as 17 modalidades.
A emoção tomou conta do último dia do II Festival de Robótica Educacional, quando foram anunciados os vencedores do Campeonato do Cerrado de Cubo Mágico, etapa regional oficial da World Cube Association (WCA), neste domingo (16.11), no Sesi Escola Cuiabá. O clima de concentração, expectativa e comemoração tomou o ginásio, acompanhando cada solve transmitido ao vivo pelo telão e pela plataforma WCA Live.
O grande destaque ficou com Miguel Meireles Godoi, de Brasília, que venceu a modalidade clássica do 3×3×3 com uma média impressionante de 11,52 segundos. Logo atrás, Caio Cesar Martins Borges garantiu a prata com 11,91s, seguido por Bianca de Souza Pinto Ribeiro, que conquistou o bronze com 12,53s.
A vitória reforça a trajetória ascendente de Miguel, que coleciona medalhas em competições nacionais e agora soma mais uma conquista válida para o ranking mundial da WCA.
“Fui muito bem no campeonato. Consegui 12 medalhas, incluindo a mais importante para mim, o 3×3, que me consagra como o melhor do Centro-Oeste. Estou muito feliz com esses resultados. Treino desde os meus 7 anos e ver todo esse esforço dando resultado é muito especial. Em 2026 teremos outro campeonato e espero repetir — ou até superar — o desempenho que tive aqui em Cuiabá”, destacou o competidor.
Aos 14 anos, Bianca, aluna do Sesi Escola Cuiabá, viveu um dia especial ao conquistar dois pódios na mesma competição, algo inédito em sua trajetória.
“O sentimento de ganhar é muito bom. Foi a primeira vez que subi ao pódio duas vezes no mesmo campeonato. Eu já tinha medalhas, mas nunca um duplo pódio. Comecei a montar cubo mágico há cinco anos e estou competindo há um ano. Desde então venho treinando bastante. Estou muito feliz e realizada. Os resultados vieram e sinto muita gratidão por tudo”, contou.
Campeonato do Cerrado de Cubo Mágico movimenta II Festival de Robótica Educacional em Cuiabá
de Brasília. Foto: Viviane Saggin
Um evento completo e histórico para MT
A competição reuniu 44 cubistas de diversos estados e trouxe, pela primeira vez à capital mato-grossense, todas as 17 modalidades oficiais da WCA, incluindo categorias avançadas como 6×6, 7×7, provas vendadas e desafios de menor número de movimentos.
Para o organizador do campeonato Allan Furini, o momento é decisivo para o estado. “É a primeira vez que realizamos na Capital um campeonato com todas as modalidades oficiais da WCA. Vieram competidores de vários estados porque são raros os campeonatos brasileiros tão completos.”
Rumo às próximas conquistas
Com o encerramento do torneio, os tempos dos competidores passam a integrar o ranking oficial da WCA, abrindo portas para etapas nacionais e internacionais. Para jovens como Miguel e Bianca, o desempenho em Cuiabá reforça não apenas o talento, mas a dedicação diária por trás de cada solve.
Além das disputas do Cubo Mágico, o Festival de Robótica — organizado pela Seduc-MT em parceria com o Sesi MT e apoio do Senai MT — reuniu o primeiro Torneio regional da FIRST LEGO League Challenge (FLL) do estado, que valeu vaga para o nacional, apresentações da FIRST Robotics Competition (FRC) e Mostra Científica. O evento transformou o final de semana em um grande encontro de tecnologia, raciocínio lógico e espírito competitivo, com entrada gratuita e arena totalmente interativa.
viveu um dia especial. Foto: Viviane Saggin
Confira os vencedores por modalidade
3x3x3 Cube
1 - Miguel Meireles Godoi
2 - Caio Cesar Martins Borges
3 - Bianca de Souza Pinto
2x2x2 Cube
1 - Miguel Meireles Godoi
2 - Bárbara Guerra
3 - Caio Cesar Martins Borges
4x4x4 Cube
1 - Bárbara Guerra
2 - Miguel Meireles Godoi
3 - Emanuel Silva Suquere
5x5x5 Cube
1 - Bárbara Guerra
2 - Israel Fraga da Silva
3 - Miguel Meireles Godoi
6x6x6 Cube
1 - Bárbara Guerra
2 - Miguel Meireles Godoi
3 - Felipe Fonseca Gontijo Neiva
7x7x7 Cube
1 - Bárbara Guerra
2 - Miguel Meireles Godoi
3 - Felipe Fonseca Gontijo Neiva
oficial da WCA. Foto: Rayane Gazola
3x3x3 Blindfolded
1 - Marlon de V. Marques
2 - Bárbara Guerra
3 - Felipe Fonseca Gontijo Neiva
3x3x3 Fewest Moves
1 - Marlon de V. Marques
2 - Bárbara Guerra
3 - Thor Barcelos Palomares
3x3x3 Fewest Moves
1 - Miguel Meireles Godoi
2 - Bárbara Guerra
3 - Emanuel Silva Suquere
Clock
1 - Miguel Meireles Godoi
2 - Bárbara Guerra
3 - Lucas Dantas de Sousa
Megaminx
1 - Miguel Meireles Godoi
2 - Felipe Fonseca Gontijo Neiva
3 - Bárbara Guerra
Pyraminx
1 - Miguel Meireles Godoi
2 - Bianca de Souza Pinto Ribeiro
3 - Bárbara Guerra
Skewb
1 - Miguel Meireles Godoi
2 - Thor Barcelos Palomares
3 - João Luiz Melo Novaes
Square-1
1 - Bárbara Guerra
2 - Marlon de V. Marques
3 - Miguel Meireles Godoi
4x4x4 Blindfolded
1 - Marlon de V. Marques
5x5x5 Blindfolded
1 - Bárbara Guerra
3x3x3 Multi-Blind
1 - Bárbara Guerra
2 - Marlon de V. Marques
3 - Lucas Dantas de Sousa
Texto: Viviane Saggin



