Conselho do Sesi MT aprova novas cantinas Nutre Mais e projetos de educação no interior do estado

do Sesi em Aripuanã
O Conselho Regional do Serviço Social da Indústria (Sesi MT) se reuniu nesta sexta-feira (03.10) e aprovou a abertura de três novas cantinas do programa Nutre Mais no interior do estado, além da implantação de um espaço para as atividades do Projeto Nexa de Educação, em Aripuanã.
A reunião foi presidida por Silvio Rangel, presidente do Sistema Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) e do Conselho Regional do Sesi MT, com a participação do superintendente regional do Sesi MT, Alexandre Serafim.
As novas cantinas serão instaladas nas unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) em Juína, Alta Floresta e Aripuanã. Atualmente, o Sesi MT conta com 10 cantinas em funcionamento no Sesi Escola Várzea Grande e em unidades do Senai localizadas em Várzea Grande, Distrito Industrial, Cáceres, Barra do Bugres, Nova Mutum, Rondonópolis, Sinop, Sorriso e Lucas do Rio Verde.

clínica Sesi Sinop, entre outros
O Sesi também mantém, há mais de um ano, em parceria com a Prefeitura de Lucas do Rio Verde, o Restaurante do Trabalhador Nutre Mais, consolidando sua atuação no segmento de alimentação por meio do programa, que promove saúde e bem-estar com experiências gastronômicas saudáveis.
Outro ponto de destaque da pauta foi a criação do CNPJ do Sesi em Aripuanã, vinculado ao Projeto Nexa de Educação, que ofertará atividades de dança, música, teatro e esportes em um espaço amplo, bem localizado e com salas adequadas para o desenvolvimento das ações.
Também foram debatidos temas como: precificação da clínica Sesi Sinop; definição das vagas de gratuidade regulamentar e não regulamentar de 2026 nas áreas de esporte, cultura e robótica; negociação de dívidas a receber de clientes do Sesi MT; rateio sistêmico; rateio de pessoal entre Sesi e Senai; além da apreciação do Orçamento e Plano de Ação do Sesi MT para o exercício de 2026.
No campo administrativo e financeiro, o Conselho analisou ainda o balancete contábil, orçamentário e financeiro de agosto de 2025, bem como a baixa de bens patrimoniais das unidades do Sesi Saúde e Segurança.

Participaram da reunião os conselheiros Edgar Teodoro Borges, Ayres dos Santos Neto, Gerson Antônio Delgado, Ronei de Lima Zimmermann, Adilson Valera Luz, Luis Antonio Novaes Desiderio, Maria Cristina Margonato e Edmundo da Silva Taques.
Também estiveram presentes os gerentes Deusa Ramos (Executiva de Desenvolvimento Corporativo), Evaldo Rosa (Centro de Serviços Compartilhados do Sistema Fiemt), Wellington Hayner (Estratégia), Larissa Câmara (Executiva de Operações), Carlos César Cunha (Administrativo-Financeiro do Sistema Fiemt) e Naremberg Rondon (secretária do Conselho Regional).
Durante o encontro, foi entregue o Boletim Boas Notícias de setembro, que apresentou um panorama das iniciativas realizadas pelo Sesi no período.
O Sesi integra o Sistema Fiemt e presta assistência social aos trabalhadores da indústria, seus familiares e à comunidade em geral em Mato Grosso, oferecendo serviços nas áreas de educação, saúde e segurança, esporte, cultura e inovação social.
Texto e fotos: Fernanda Nazário