Lendas, cantigas de ciranda, teatro e encontro com artistas integram Semana do Folclore no Sesi Escola

populares brasileiras
A Semana do Folclore no Sesi Escola de Referência Cuiabá e Várzea Grande foi marcada por ações culturais que enriqueceram a formação social e pedagógica dos alunos. Do Ensino Fundamental ao Ensino Médio, os estudantes mergulharam no universo encantador das lendas, da literatura, das cantigas de ciranda e do teatro, além de viverem encontros inesquecíveis com autores locais pra lá de especiais.
Na unidade de Cuiabá, as turmas exploraram as tradições populares brasileiras, mato-grossenses e africanas, com destaque para mitos, lendas, fatos verídicos e cantigas. Os pequenos fizeram uma verdadeira viagem cultural com a presença da artista cirandista Mariana Ferreira, que entoou cantigas de ciranda e promoveu um resgate afetivo das brincadeiras tradicionais.
Na biblioteca da escola, entre livros, mesas e arquibancada, os alunos receberam o renomado escritor cuiabano Aclyse de Matos, em uma experiência literária transformadora. A semana contou ainda com a releitura da Lenda da Iara, apresentada pela turma do Ensino Médio. A performance trouxe à cena os mistérios das águas e o encanto da personagem folclórica, envolvendo os espectadores em uma atmosfera de magia e imaginação. O olhar atento e os sorrisos dos alunos revelaram o impacto educativo e emocional da apresentação.

Os estudantes também prestigiaram apresentações artísticas do Festival Panorama de Artes da Cena 2025, que trouxe cultura, sensibilidade e inspiração. Participaram da programação: o Grupo Teatro Ogan, com Cortejo das Estrelas do Céu; o Grupo Vagalumes de Teatro, com o espetáculo Vielas e o Grupo Teatro Perebas, com Aí Cê Quebrou Minhas Pernas.
“As atividades fazem parte do compromisso do Sesi em oferecer uma educação integral, que une conhecimento acadêmico a experiências culturais enriquecedoras, despertando a curiosidade, a sensibilidade e a reflexão dos nossos estudantes”, destaca a gerente do Sesi Escola Cuiabá, Luciana Brandão.
A experiência também ficou registrada nas falas dos alunos. “É divertido e diferente. Mostrou muito da nossa cultura”, disse Lucas. Já Rafaela, que sempre teve curiosidade em saber mais sobre o siriri, ficou encantada ao descobrir que as saias das dançarinas são inspiradas nas redes dos pescadores ao serem lançadas no rio. “Gostei bastante de saber disso”, contou.

das Águas Claras
Várzea Grande
Na biblioteca do Sesi Escola Várzea Grande, os alunos participaram de um encontro especial com a autora Cristina Campos, durante o lançamento do livro Noves Fora, que une poesia contemporânea e saberes tradicionais. A vivência com a escritora fortaleceu o vínculo dos estudantes com a identidade local, estimulando o pensamento crítico e criativo.
A unidade também promoveu apresentações em sala. Após estudo e pesquisa, os alunos elaboraram trabalhos explorando a temática folclórica. Para encerrar, houve um desfile encantador, em que as turmas se caracterizaram como personagens e elementos do folclore estudados.
A programação incluiu ainda uma ida ao Teatro do Centro de Eventos do Pantanal, onde assistiram à peça Emília no Reino Encantado das Águas Claras. A obra levou ao palco a magia da literatura de Monteiro Lobato, encantando as crianças com aventuras cheias de imaginação, aprendizado e diversão.

cultura e educação
A aluna Sarah Evelyn celebrou a oportunidade de conhecer Cristina Campos. Ela ganhou um exemplar autografado e iniciou a leitura imediatamente. “É tão bom saber que ainda existem autores com uma literatura tão boa como a dela. Ainda não terminei, mas já estou ansiosa para concluir”, contou. Para Helena Augusta, a experiência reforçou a importância de valorizar a cultura regional. “É necessário termos mais conhecimento sobre a nossa região e a nossa cultura, já que hoje em dia muita gente não valoriza isso”, destacou.
“Momentos como esse fortalecem o vínculo entre arte, cultura e educação, proporcionando aos nossos estudantes experiências que ampliam o olhar sobre o mundo e estimulam a criatividade”, afirmou a gerente do Sesi Escola Várzea Grande, Pollyana Coelho.
Texto: Fernanda Nazário