Voltar

Lendas, cantigas de ciranda, teatro e encontro com artistas integram Semana do Folclore no Sesi Escola

26/08/2025 - 11h38
s
Na unidade de Cuiabá, as turmas exploraram as tradições
populares brasileiras

A Semana do Folclore no Sesi Escola de Referência Cuiabá e Várzea Grande foi marcada por ações culturais que enriqueceram a formação social e pedagógica dos alunos. Do Ensino Fundamental ao Ensino Médio, os estudantes mergulharam no universo encantador das lendas, da literatura, das cantigas de ciranda e do teatro, além de viverem encontros inesquecíveis com autores locais pra lá de especiais.

Na unidade de Cuiabá, as turmas exploraram as tradições populares brasileiras, mato-grossenses e africanas, com destaque para mitos, lendas, fatos verídicos e cantigas. Os pequenos fizeram uma verdadeira viagem cultural com a presença da artista cirandista Mariana Ferreira, que entoou cantigas de ciranda e promoveu um resgate afetivo das brincadeiras tradicionais.

Na biblioteca da escola, entre livros, mesas e arquibancada, os alunos receberam o renomado escritor cuiabano Aclyse de Matos, em uma experiência literária transformadora. A semana contou ainda com a releitura da Lenda da Iara, apresentada pela turma do Ensino Médio. A performance trouxe à cena os mistérios das águas e o encanto da personagem folclórica, envolvendo os espectadores em uma atmosfera de magia e imaginação. O olhar atento e os sorrisos dos alunos revelaram o impacto educativo e emocional da apresentação.

s
Estudantes também prestigiaram apresentações artísticas

Os estudantes também prestigiaram apresentações artísticas do Festival Panorama de Artes da Cena 2025, que trouxe cultura, sensibilidade e inspiração. Participaram da programação: o Grupo Teatro Ogan, com Cortejo das Estrelas do Céu; o Grupo Vagalumes de Teatro, com o espetáculo Vielas e o Grupo Teatro Perebas, com Aí Cê Quebrou Minhas Pernas.

“As atividades fazem parte do compromisso do Sesi em oferecer uma educação integral, que une conhecimento acadêmico a experiências culturais enriquecedoras, despertando a curiosidade, a sensibilidade e a reflexão dos nossos estudantes”, destaca a gerente do Sesi Escola Cuiabá, Luciana Brandão.

A experiência também ficou registrada nas falas dos alunos. “É divertido e diferente. Mostrou muito da nossa cultura”, disse Lucas. Já Rafaela, que sempre teve curiosidade em saber mais sobre o siriri, ficou encantada ao descobrir que as saias das dançarinas são inspiradas nas redes dos pescadores ao serem lançadas no rio. “Gostei bastante de saber disso”, contou.

s
Os alunosassistiram a peça Emília no Reino Encantado
das Águas Claras

Várzea Grande

Na biblioteca do Sesi Escola Várzea Grande, os alunos participaram de um encontro especial com a autora Cristina Campos, durante o lançamento do livro Noves Fora, que une poesia contemporânea e saberes tradicionais. A vivência com a escritora fortaleceu o vínculo dos estudantes com a identidade local, estimulando o pensamento crítico e criativo.

A unidade também promoveu apresentações em sala. Após estudo e pesquisa, os alunos elaboraram trabalhos explorando a temática folclórica. Para encerrar, houve um desfile encantador, em que as turmas se caracterizaram como personagens e elementos do folclore estudados.

A programação incluiu ainda uma ida ao Teatro do Centro de Eventos do Pantanal, onde assistiram à peça Emília no Reino Encantado das Águas Claras. A obra levou ao palco a magia da literatura de Monteiro Lobato, encantando as crianças com aventuras cheias de imaginação, aprendizado e diversão.

s
Momentos como esse fortalecem o vínculo entre arte,
cultura e educação

A aluna Sarah Evelyn celebrou a oportunidade de conhecer Cristina Campos. Ela ganhou um exemplar autografado e iniciou a leitura imediatamente. “É tão bom saber que ainda existem autores com uma literatura tão boa como a dela. Ainda não terminei, mas já estou ansiosa para concluir”, contou. Para Helena Augusta, a experiência reforçou a importância de valorizar a cultura regional. “É necessário termos mais conhecimento sobre a nossa região e a nossa cultura, já que hoje em dia muita gente não valoriza isso”, destacou.

“Momentos como esse fortalecem o vínculo entre arte, cultura e educação, proporcionando aos nossos estudantes experiências que ampliam o olhar sobre o mundo e estimulam a criatividade”, afirmou a gerente do Sesi Escola Várzea Grande, Pollyana Coelho.

Texto: Fernanda Nazário

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SESI-MT - ​​Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555