Voltar

Palestra do Exército no Sesi Escola VG aproxima alunos da história da FEB

22/08/2025 - 16h15
sesi escola
Ações pedagógicas como essa são essenciais para aproximar
os jovens da história de forma concreta. Foto: Divulgação

Na manhã do dia 15 de agosto, os estudantes do ensino médio do Sesi Várzea Grande tiveram a oportunidade de revisitar a história do Brasil na Segunda Guerra Mundial de uma forma diferente: não nos livros, mas por meio da experiência de quem vivencia os valores da Força Expedicionária Brasileira (FEB) até hoje.

Atividade destacou que a experiência do Brasil no conflito modernizou as Forças Armadas e marcou profundamente a política externa e a identidade nacional. O Capitão Guilherme do 44ª BIMTz (Batalhãode Infantaria Motorizado)conduziu a palestra com detalhes históricos e relatos pessoais que prenderam a atenção dos estudantes.

Ele contextualizou a participação do Brasil na guerra, explicando como a FEB se tornou símbolo de heroísmo e disciplina. “Nosso objetivo é mostrar aos jovens que a história não está apenas nos livros. É vivida por pessoas reais, com escolhas, sacrifícios e aprendizados que moldaram o país que conhecemos hoje”, disse o capitão.

A coordenadora pedagógica da unidade, Cássia Barbueno, destacou o valor educativo da atividade. "Ações pedagógicas como essa são essenciais para aproximar os jovens da história de forma concreta e significativa. Trazer temas complexos, como a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial, por meio de palestras interativas, enriquece o aprendizado e estimula a reflexão crítica, além de reforçar valores como cidadania e responsabilidade social."

sesi escola
O Capitão Guilherme do 44ª BIMTz conduziu a palestra
com detalhes históricos. Foto: Divulgação

Os estudantes se mostraram entusiasmados com a oportunidade de interagir com um representante do Exército e conhecer aspectos pouco explorados nos currículos escolares. “A palestra foi muito interativa e diferenciada. Serviu de incentivo para entendermos a importância do Exército e como ele atuou na Segunda Guerra, ajudando a formar o Brasil que conhecemos”, comentou Anny Elize, do 2ºM02.

Felipe Pissatto Peres, do 1ºM2, reforçou a importância do evento: “O Capitão Guilherme nos mostrou não apenas a história da FEB, mas também o papel social das Forças Armadas, que vão além da guerra, ajudando comunidades e protegendo cidadãos em momentos de necessidade.”

Para Hadassa Gomes Franco da Silva, também do 1ºM2, a palestra ganhou um tom pessoal: “Além de explicar o contexto histórico, o capitão contou suas experiências no Exército. Isso nos fez perceber que ser militar é um compromisso com o país e com valores que vão muito além da rotina diária.”

Mais do que um encontro educativo, a palestra se transformou em uma ponte entre passado e presente, mostrando aos jovens como eventos globais impactam a história nacional e reforçando a importância de reconhecer e valorizar o legado de heróis como os integrantes da FEB.

Texto: Viviane Saggin

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SESI-MT - ​​Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555