Voltar

Estudantes do Sesi Escola Várzea Grande vivenciam o campo no Projeto Farm Day

22/08/2025 - 14h36
farmday
Alunosaprenderam sobre a produção de alimentos como
queijo, doce de leite, farinha de fubá e salame.
Foto: Raélita Marques

Os alunos do 5º ano do Sesi Escola Várzea Grande trocaram, por um dia, as carteiras da sala de aula pela imensidão do campo. Em uma visita às Fazendas Bom Futuro, eles viveram o Projeto Farm Day, desenvolvido pelo Instituto Farmun, uma experiência que conectou teoria e prática, mostrando na rotina rural como o conhecimento pode florescer fora dos livros.

Trata-se de uma imersão na Fazenda Filadélfia com professores e alunos de escolas selecionadas no edital. Uma experiência para que educadores e alunos vivenciem a realidade do campo, incluindo o conhecimento sobre seu funcionamento e a interação com trabalhadores dos diversos setores. Durante o evento, eles participam de palestras, teatro e visitas guiadas às áreas mais relevantes da fazenda.

A proposta égerar conexão dos participantes com pessoas e realidades do lado de dentro da porteira do agro, desmistificando conceitos sociais e observando dificuldades enfrentadas pelo setor, o que servede insumo para a elaboração dos trabalhos científicos desenvolvidos nas feiras das escolas.

farmday
Entre risos, descobertas e encantamento com os animais, o
dia foi uma verdadeira colheita de experiências.
Foto: Raélita Marques

Durante o passeio, as crianças puderam acompanhar de perto processos que muitas vezes só conheciam pelos livros didáticos. Observaram a ordenha das vacas, aprenderam sobre a produção de alimentos como queijo, doce de leite, farinha de fubá e salame, e participaram da colheita de ovos. Também entraram em contato com diferentes animais, exploraram a natureza e vivenciaram uma verdadeira aula a céu aberto.

Do campo à mesa: alunos do Sesi Escola conhecem rotina agroindustrial

Uma das atividades mais comentadas pelos alunos foi a aula prática sobre o caule das plantas, na qual aprenderam a identificar suas partes e entender sua importância para a agricultura e a alimentação.

Entre risos, descobertas e encantamento com os animais, o dia foi uma verdadeira colheita de experiências. Para os alunos, ficou a lembrança inesquecível. Para a escola, a certeza de que aprender na prática é plantar saberes que crescem para a vida toda.

E quem participou garante: a experiência ficará marcada. “Acho que é muito legal, é um projeto ecológico, a gente pode fazer mais coisas, a gente interage mais com os animais. Como a gente pegou galinha, viu pintinho e bezerro, subiu em carneiro, foi muito legal”, contou animada Maria Valentina Araujo.

farmday
Uma vivência que amplia horizontes e fortalece o
aprendizado. Foto: Raélita Marques

Para Lucca Chaves o aprendizado foi especial. “Eu gostei muito porque a gente segurou pintinho e galinha e subiu em bezerro. E eu também gostei do projeto ecológico, pelo qual fazem a reciclagem do lixo”.

A colega Esther Agda destacou como o conhecimento ganhou forma diante dos olhos. “A gente viu como era feito o queijo, amassou o queijo, fez um monte de coisa. Eu gostei bastante do projeto, era bem ecológico, eles separavam e reaproveitavam as coisas. Foi muito legal”.

Segundo a coordenadora pedagógica da unidade escolar, Raélita Marques, o Farm Day é mais do que uma saída escolar: é uma oportunidade de semear conhecimento para o futuro. “É fundamental que os alunos percebam como o que aprendem em sala de aula está ligado à vida real. No campo, eles têm a chance de compreender processos, valorizar o trabalho rural e refletir sobre sustentabilidade. Uma vivência que amplia horizontes e fortalece o aprendizado”, destacou.

Texto: Viviane Saggin

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SESI-MT - ​​Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555