Encontro une literatura, música e cultura cuiabana no Sesi Escola Cuiabá
.jpeg)
inspirado no livro do autor. Foto: Divulgação
Na manhã da última quarta-feira (20), a Biblioteca do Sesi Escola Cuiabá viveu um encontro literário especial. O espaço recebeu o escritor Aclyse de Mattos, autor da obra Festa, em uma ação que uniu literatura, música e cultura regional, com a participação da Orquestra Sesi, professores e alunos do 6º ano do Ensino Fundamental.
O evento fez parte do projeto “Festa dos Saberes”, inspirado no livro do autor, e contou com momentos marcantes. Uma composição musical inédita, criada especialmente para a ocasião, emocionou os presentes e abriu espaço para que a literatura fosse vivida de forma intensa e criativa. Os estudantes também surpreenderam com releituras da obra em formato de poemas concretos e interpretaram uma canção inédita de Aclyse, mostrando sensibilidade, dedicação e talento.
Encantado com a energia da turma, o autor destacou a alegria de ver sua obra ganhar novas formas. “É muito bom quando a gente faz um poema e passa para o livro, mas é melhor ainda quando o poema sai do livro e pula para a vida. Estou muito feliz com o carinho, o talento que vi hoje na escola, toda a equipe, todos os alunos da 6ª série, maravilhosa a performance, as perguntas... muito feliz com tudo que a gente viveu nessa grande manhã em homenagem ao folclore, especialmente à cultura cuiabana”.
Os alunos também compartilharam suas impressões sobre a experiência. Para Gabriel, a manhã foi enriquecedora. “O evento de hoje foi muito bom, foi bem legal e trouxe muito da cultura cuiabana também”. Gustavo destacou a oportunidade de conversar com o autor. “Eu amei muito essa apresentação, porque conseguimos entender melhor o significado dos poemas e ver como ele é gentil e educado. Gostei muito da forma como ele apresentou e da recepção dele com a nossa turma”.
.jpeg)
alegriade ver sua obra ganhar novas formas.
Foto:Divulgação
Bianca contou que se divertiu ao preparar os cartazes. “Eu gostei muito porque a gente fez os cartazes, a gente se divertiu e foi especial ele tirar dúvidas da gente”. Já Gabriela Ferreira ressaltou o orgulho pelo trabalho desenvolvido. “Eu fico muito feliz por ter tido a chance de fazer essa releitura do poema. Me esforcei muito para interpretar e fiquei realizada com o resultado”.
O encontro, que contou ainda com a apresentação da banda Sesi em homenagem ao autor, foi um momento de integração entre arte, cultura e educação. Uma manhã em que a literatura saiu do papel, encontrou a música e ganhou vida nos olhares curiosos e criativos dos estudantes, transformando-se, de fato, em uma verdadeira festa de saberes.
Sobre o autor e a obra
O livro Festa, publicado em 2012 pela Carlini & Caniato Editorial, é um convite a passear pela cultura cuiabana por meio da poesia. Dividido em duas partes – “Lado A: Poemas” e “Lado B: Canções” – a obra reúne 42 textos que exploram a musicalidade tanto no conteúdo quanto na forma, levando o leitor a uma verdadeira excursão literária por Cuiabá e por alguns cenários de Mato Grosso.
Aclyse de Mattos nasceu em Cuiabá, pouco antes da grande cheia de 1959 que marcou o Porto. Costuma se definir como “poeta nas horas cheias e professor nas horas vagas”. Além da capital mato-grossense, viveu também no Rio de Janeiro e em São Paulo. Atualmente, é professor do Departamento de Comunicação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), mestre pela Universidade de São Paulo (USP) e doutorando pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Texto: Viviane Saggin