Alunos do Sesi Escola estudam anatomia do sistema cardiovascular durante aula prática de Ciências da Natureza

alunos receberam um relatório orientativo
Com o objetivo de tornar o estudo da anatomia do sistema cardiovascular mais concreto e acessível, estudantes do Sesi Escola Cuiabá participaram de uma atividade prática de dissecação de coração bovino. A experiência permitiu a visualização e manipulação de estruturas que, muitas vezes, são conhecidas apenas por meio de livros ou imagens.
Logo no início da aula de Ciências da Natureza, os alunos receberam um relatório orientativo, que serviu tanto como registro da atividade quanto como guia para identificar as principais estruturas do órgão. Entre os pontos de observação estavam os átrios, ventrículos, veias cavas, artéria pulmonar, aorta, válvulas cardíacas e a espessura das paredes ventriculares.
Todos os participantes utilizaram os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) obrigatórios – jaleco, luvas e óculos de proteção – garantindo um ambiente seguro e adequado às normas de biossegurança.
A professora da turma, Laura Monge, explica que durante a prática, os estudantes analisaram inicialmente a morfologia externa do coração bovino, identificando suas principais estruturas. Em seguida, realizaram cortes estratégicos para observar as cavidades internas, compreender o funcionamento das válvulas e a divisão do órgão em circulação pulmonar e sistêmica.

Proteção Individual (EPIs) obrigatórios
Outro ponto importante destacado por Laura foi o estímulo à comparação entre a anatomia do coração bovino e do coração humano. “Os alunos puderam perceber semelhanças, como a presença das quatro câmaras cardíacas e o funcionamento das válvulas, além de diferenças relacionadas ao tamanho e às adaptações fisiológicas específicas de cada espécie”, detalha.
Experiência marcante
Para o estudante Leone Marcondes, a aula foi uma oportunidade única de aprendizado. “Foi uma experiência divertida e enriquecedora. Conseguimos abrir o coração bovino e ver detalhadamente cada parte: ventrículos, átrios, válvulas. Assim, aprendemos na prática o que estudamos na teoria. Foi uma aula sensacional com a professora Laura, que reforçou ainda mais o conhecimento que adquirimos no Sesi Escola”, destacou o aluno.
“A atividade reforça a metodologia do Sesi Escola, que busca aliar teoria e prática em sala de aula, tornando o aprendizado mais dinâmico, significativo e conectado ao cotidiano dos estudantes”, pontua Laura.
Texto: Fernanda Nazário