Mais de 400 pessoas visitam a tenda do Sesi MT no Caminhão ODS em Cuiabá

O final de semana foi movimentado para a turma de Robótica e de Promoção da Saúde do Serviço Social da Indústria (Sesi MT). Os profissionais e estudantes receberam a visita de mais de 400 pessoas durante o Festival ODS de Artes, realizado no Pantanal Shopping, no último sábado (16.08). A iniciativa itinerante tem como objetivo disseminar o conhecimento sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e estimular o cidadão a se tornar agente de transformação em sua comunidade.
O Sesi MT participou dentro da temática ODS 9, que trata da construção de infraestruturas resilientes, promoção da industrialização inclusiva e sustentável e incentivo à inovação. Segundo Luciana Trombim, analista de Sustentabilidade do Núcleo ESG da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), as ações promovidas pelo Sesi foram lúdicas e interativas. “A proposta é proporcionar aprendizado e despertar a consciência de que ações simples podem gerar grandes mudanças em benefício das pessoas e do planeta”, destacou.
No palco do evento, o Sesi animou o público com o aulão “Ritmos Eletrizantes”, comandado pelo professor de Educação Física do programa Sesi na Pista, Geberson Gustavo, acompanhado por alunas do projeto, dentre elas Corina Jackeline e Rosely Teixeira. Paralelamente, as equipes Young Creators e Young Inventors, do Sesi Escola Várzea Grande, encantaram os visitantes com oficinas de robótica LEGO e demonstrações do desafio de mesa da modalidade FIRST LEGO League.

visitantes
A analista de Inovação da Gerência de Educação e Inovação do Sesi MT, Izabela Bonfá, afirma que as ações desenvolvidas pelas equipes de robótica atendem um dos objetivos da aprendizagem que é expandir a cultura maker e a FIRST para comunidade. "Dessa maneira, os alunos compartilham o que aprendem em sala de aula com a comunidade que, muitas vezes, tem seu primeiro contato com a robótica. Isso estimula a troca de saberes", pontua.
A aluna Carolina de Freitas, do time Young Inventors, ficou encantada com a experiência de falar da temática com um público tão diverso. “Foi incrível poder compartilhar ideias, trocar experiências e, acima de tudo, expandir a FIRST, mostrando o quanto ciência, inovação e colaboração podem transformar o futuro”.
Entre os visitantes, a participante Luana Pâmella de Lamônica ressaltou a relevância da iniciativa e como a experiência despertou reflexões para sua atuação em educação ambiental:
“Participar da feira foi uma experiência maravilhosa. Levei minha família e alguns amigos e todos ficaram encantados com a proposta. Gostei muito das tendas, cada uma com uma abordagem diferente e muito enriquecedora. Foi um aprendizado importante”, afirmou.
Texto: Fernanda Nazário