Voltar

Atividades do contraturno: alunos do Sesi Escola encerram semestre com teatro, música, dança e muita arte

14/07/2025 - 14h30
s
Os familiares dos alunos não perderam nenhum
movimento de seus pequenos


O Recital Cultura em Cena marcou o fim do primeiro semestre das atividades de Educação Continuada (ECO) do Sesi Escola Cuiabá e Várzea Grande. Em um cenário mágico e envolvente, os alunos interpretaram canções por meio de teatro, dança e Libras, tudo ao som de instrumentos musicais que conduziram a plateia a um universo artístico encantador.

O evento é a culminância das aulas extracurriculares do contraturno das unidades de ensino, que disponibilizam aulas de violão, percussão, cello, jazz, violino e Libras. Para alcançar um resultado impecável, os estudantes se dedicaram por meses a uma aprendizagem transformadora, com o objetivo de mostrar as habilidades conquistadas e, claro, encantar os pais, amigos, familiares e professores presentes.

Desafiado pelas partituras do violino, Samuel Henrique, do 3º ano do Ensino Fundamental, encarou as notas como gente grande e, após alguns meses de aula, já consegue dedilhar com louvor as músicas Carneirinho e Borboletinha. “No início, achava as cordas difíceis, eu confundia os dedos. Agora já sei bastante coisa”, celebra o aluno.

s
Avó e mãe de Nicolas Brassane felizes com a performance
do aluno


O violão, na vida de Nicolas Brassane, foi um divisor de águas, segundo a mãe, Nicolly. Ela percebeu o desenvolvimento emocional e social do filho nesse período de estudo. “Vejo que ele presta mais atenção em tudo, principalmente nas músicas. Ele chega em casa falando para mim sobre acordes e significados dos sons”, detalha.

Assim como os instrumentos musicais, o jazz também exerce um papel fundamental na vida dos alunos, promovendo habilidades socioemocionais. Foi o que aconteceu com Sofia Sousa Pinto. O pai dela, José Ribeiro, sorria de orelha a orelha ao ver sua filha fazendo uma apresentação solo no palco. “É satisfatório ver o comprometimento dela com os ensaios, a persistência na tentativa de alcançar a excelência no dia a dia e o esforço diário. Sobretudo, a felicidade dela. É tudo muito significativo”, comenta.

Educação integral para um futuro promissor

As apresentações ocorreram na noite da última sexta-feira (11.07), destacando a abordagem pedagógica inovadora da instituição, que incentiva a resolução de problemas, o pensamento crítico e a autonomia dos alunos por meio de atividades lúdicas. Para a gerente do Sesi Escola Cuiabá, Luciana Brandão, esse tipo de formação prepara os jovens para o mercado de trabalho.

“Nossos professores ensinam arte sem deixar de lado os temas desafiadores da atualidade, como a inclusão. Com essa metodologia de ensino, preparamos nossos alunos para um futuro profissional promissor, alinhado a um convívio em sociedade baseado no respeito e na solidariedade”, enfatiza.

s
Sofia arrasou no solo em uma apresentação incrivél de
Jazz


As atividades do contraturno oportunizam aos estudantes a chance de permanecer em período integral na escola durante quatro dias da semana, desenvolvendo habilidades cognitivas, motoras e sociais, além de aprimorar o pensamento crítico e proporcionar uma aprendizagem diferenciada. Impactos avaliados positivamente pela gerente da unidade de Várzea Grande, Pollyanna Coelho. “Aqui, eles colocam a mão na massa, prática que diminui a ansiedade, melhora o foco e estimula os hormônios do bem-estar”, pontua.

A Escola de Educação Continuada é uma iniciativa do Sesi Escola de Referência que vem para fortalecer ainda mais a formação dos alunos. Além de dança, Libras, música e teatro, as unidades ainda ofertam aulas esportivas em diversas modalidades e também na área de tecnologia, tudo com foco em promover uma educação integral, que desenvolve tanto as habilidades socioemocionais e comportamentais quanto as competências técnicas.

Para os próximos meses, os alunos já se preparam para novas apresentações, antecipa o gerente regional de Educação do Serviço Social da Indústria (Sesi MT), Fernando Pereira. “Ao longo dos próximos meses, teremos outras culminâncias, com foco no esporte, na tecnologia e em tantas outras áreas que fazem parte dessa jornada de aprendizagem. Estamos muito orgulhosos do caminho que estamos trilhando juntos!”, finaliza.

Texto e foto: Fernanda Nazário

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SESI-MT - ​​Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555