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Alunos do Sesi Escola dão show de arquitetura com maquetes inspiradas na temática Cidades Inteligentes

30/06/2025 - 17h06
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A apresentação dos projetos aconteceu durante a Prova
Integradora

Alunos do Novo Ensino Médio do Sesi Escola Cuiabá e Várzea Grande foram desafiados a criar maquetes inspiradas no conceito de Cidades Inteligentes, com soluções sustentáveis, inclusivas e inovadoras que impactem positivamente a sociedade.

A apresentação dos projetos aconteceu durante a Prova Integradora, atividade que marca a conclusão do primeiro semestre letivo e é fruto de um trabalho multidisciplinar realizado em sala de aula. O objetivo é proporcionar uma aprendizagem transformadora, estimulando o “mão na massa” — da pesquisa à fase prática.

Para Larissa Godoi, a participação no projeto foi uma experiência marcante. “No primeiro momento, planejamos como seria a maquete e desenvolvemos o projeto no Minecraft. Já nesta segunda etapa, apresentamos a maquete pronta. Foi tudo muito corrido no início, mas conseguimos nos organizar e trabalhar em equipe. O resultado superou as minhas expectativas. Muita gente elogiou e eu fiquei muito feliz. Espero que as próximas entregas sejam tão boas quanto essa. Já estou animada para os próximos projetos!”, relatou.

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Atividade que marca a conclusão do primeiro semestre
letivo e é fruto de um trabalho multidisciplinar realizado
em sala de aula

A atividade também despertou um novo olhar para a matemática, como conta Felipe. “Através da construção de uma ponte, entendi como o uso de formas como o triângulo — uma das mais resistentes — é essencial para garantir estabilidade e eficiência. A gente se baseou em pontes reais, feitas por engenheiros, e tentou aplicar esse mesmo raciocínio no nosso projeto. Foi muito interessante perceber como o que aprendemos em sala pode ser usado para resolver problemas reais e nos ajuda a entender melhor o mundo em que vivemos.”

Já Stephanie Cristina definiu a experiência como única e emocionante. “Foi muito especial acompanhar toda a nossa trajetória. Desde o desenvolvimento do protótipo digital, tivemos que colocar a criatividade em prática, pensar em soluções e transformar nossas ideias em algo concreto e aplicável na vida real. O processo não foi fácil, mas encontramos alternativas sustentáveis e funcionais. Crescemos muito com isso.”

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Os trabalhos foram avaliados por alunos do ensino
fundamental, professores, colaboradores da escola e
outros visitantes convidados

Stephanie também destacou o caráter cultural e artístico da atividade. “Tivemos apresentações incríveis de teatro, bandas, alunos tocando instrumentos… Foi lindo de ver e de viver. Essa foi uma forma mais dinâmica de aprender sobre temas importantes, como a arquitetura em diferentes épocas e contextos. Unir teoria, prática, pesquisa e criatividade nos ajudou a compreender o conteúdo de maneira mais profunda e envolvente”, avaliou.

Os trabalhos foram avaliados por alunos do ensino fundamental, professores, colaboradores da escola e outros visitantes convidados.

Trabalho multidisciplinar

A Prova Integradora é resultado de um esforço coletivo de diversas áreas do conhecimento. Os conteúdos trabalhados vão além da matemática e envolvem disciplinas como ciências humanas, linguagens, ciências da natureza e projetos técnicos. Durante a exposição, os professores circularam com seus cadernos de anotações, observando atentamente cada barraca, avaliando se os grupos aplicaram soluções sustentáveis e analisando o desempenho dos alunos nas apresentações.

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A Prova Integradora é resultado de um esforço coletivo
de diversas áreas do conhecimento

Para Cássia Barbueno, coordenadora do Ensino Médio do Sesi Escola Várzea Grande, a Prova Integradora é uma oportunidade para desenvolver uma série de habilidades importantes, desde a pesquisa e tomada de decisões até o envolvimento com a comunidade e a apresentação de um produto final.

“Trabalhar o tema das cidades inteligentes na Prova Integradora é uma oportunidade incrível para os estudantes desenvolverem uma visão mais crítica e inovadora sobre os desafios urbanos em diferentes épocas. Ao colocarem a mão na massa, eles não apenas aprofundam o conhecimento teórico, mas também vivenciam uma metodologia ativa que estimula a criatividade, o trabalho em equipe e a resolução de problemas reais. Isso torna o processo de aprendizagem muito mais significativo e eficaz”, avalia a coordenadora.

Segundo Heloísa Borges, coordenadora do Ensino Médio do Sesi Escola Cuiabá, a iniciativa está alinhada com a proposta pedagógica da instituição, que busca formar alunos protagonistas. “Com essa prática, eles saem do Ensino Médio aptos para os desafios do futuro”, conclui.

Texto: Fernanda Nazário

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