Voltar

Brotherhood estreia com sucesso no torneio de robótica na África do Sul

07/05/2025 - 15h27
s
Os estudantes não economizaram energia

A equipe Brotherhood, do Sesi Escola Cuiabá, estreou com sucesso na competição de robótica FIRST LEGO League Open Africa Championship, iniciada nesta quarta-feira (07.05), na Cidade do Cabo, na África do Sul. Os jovens deram início ao evento com o check-in da equipe, montagem e abertura dos Pits, além das rodadas de testes e oficiais.

Na mesa da competição, eles testam suas habilidades e o espírito de equipe com um robô imponente, feito de peças de Lego, esbanjando design eficiente e adequado às provas. Para este desafio, a garotada adaptou ao robô uma engrenagem frontal, capaz de realizar mecanismos baixos de maneira ágil e assertiva.

Essa adequação, somada às habilidades técnicas do time, rendeu aos alunos uma excelente pontuação no primeiro round oficial. Das 15 missões na mesa e 620 pontos possíveis, os jovens cumpriram 14 missões, alcançando 585 pontos, tudo em dois minutos e meio, como rege o jogo.

s
Jovens criaram laços com alunos de outros paises

O programador e capitão da Brotherhood, Leonardo Araújo, 15 anos, celebrou o resultado. “Esse round foi muito importante porque atingimos o que planejamos. Pretendemos aprimorar a estratégia para o segundo e terceiro dia”, contou Leonardo.

O também programador da equipe, Miguel Sant’Ana, 13 anos, comemorou a pontuação e destacou a felicidade em representar o Brasil em uma competição internacional. “Acredito que estamos entre as 10 melhores pontuações de hoje. Está sendo legal viajar pela primeira vez para fora do meu país e dar esse orgulho para minha escola e minha família”, afirmou o competidor.

Os estudantes não economizaram energia, transformando o Cape Town International Convention Centre (CTICC) em um cenário festivo e contagiante. Ao todo, participam do festival mais de 80 equipes, vindas de mais de 20 países, como Noruega, México, Alemanha, França, Vietnã, Romênia, Estados Unidos, Nigéria, Itália, Espanha e, claro, Brasil — reunidas por um mesmo propósito: usar a inovação para transformar o mundo.

O superintendente do Sesi, Alexandre Serafim, parabenizou a desenvoltura dos alunos no desafio da mesa e na comunicação com as outras equipes, que é feita majoritariamente em inglês. “Eles estão mostrando que são capazes de se comunicar com fluência em inglês, de se conectar com equipes de diferentes culturas e, acima de tudo, de colocar em prática tudo aquilo que planejaram com tanta dedicação. Hoje, se saíram muito bem nos desafios técnicos, mas o que realmente nos emociona é ver a forma como estão vivenciando essa experiência única”, ressaltou.

s
Time mandou bem no desafio da mesa

Mais do que competir, os estudantes estão construindo laços, aprendendo na prática e vivendo uma jornada educacional e cultural que, com certeza, marcará suas vidas para sempre. Isso é educação transformadora — uma das premissas do Sesi para um ensino de qualidade e eficaz, que torna o aluno protagonista da aprendizagem.

A competição

A Brotherhood representa o Brasil na FIRST LEGO League Open Africa Championship, que ocorre entre esta quarta-feira (07.05) e sexta-feira (09.05), na Cidade do Cabo, na África do Sul. Esta é a primeira vez que a equipe compete em um campeonato internacional. O time cuiabano conquistou a vaga após uma performance de destaque no Festival Nacional Sesi de Robótica, realizado em março, em Brasília. Os estudantes se sobressaíram nas provas práticas e nas apresentações em sala, garantindo o 2º lugar nacional na categoria Projeto de Inovação.

Texto: Fernanda Nazário (com informações de Rayane Gazola)

Foto: Rayane Gazola

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SESI-MT - ​​Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555