Voltar

Corrida Nacional do Sesi une esporte, saúde, sustentabilidade e solidariedade em Campo Verde

01/05/2025 - 11h53
s
Eloísio Queiroz, 45 anos, do Sesi na Pista de
Rondonópolis

A Corrida Nacional do Sesi, realizada nesta quinta-feira (1º de maio), em Campo Verde (MT), reuniu mais de 560 atletas de diferentes regiões. O evento celebrou o Dia do Trabalhador com entusiasmo, promovendo saúde, bem-estar, sustentabilidade e solidariedade. A iniciativa adotou a tarifa social, permitindo a arrecadação de mais de uma tonelada de alimentos não perecíveis, que serão destinados a famílias em situação de vulnerabilidade no município.

Sob um clima ameno de 20 °C no amanhecer e em meio ao cenário encantador do Parque das Araras, Cleide Domingas conquistou o 1º lugar feminino da categoria Sesi na Pista – programa do Sesi MT. Ela finalizou o percurso de 10 km em 00:45:30 e vibrou com a vitória. “É uma sensação maravilhosa, de superação mesmo. Estou feliz, me sinto realizada”, conta Cleide, que veio de Cuiabá em caravana para participar do evento.

Eloísio Queiroz, 45 anos, do Sesi na Pista de Rondonópolis, enfrentou cerca de 140 km de viagem até Campo Verde para prestigiar a competição. “Achei a corrida bem estruturada, organizada. Consegui manter meu tempo em torno de 30 minutos nos cinco quilômetros. Não peguei pódio, mas estou muito satisfeito por ter concluído o percurso sem perder o ritmo”, comemora.

d
A Powerade foi uma empresa apoiadora do evento, com a
entrega de isotônicos.

Eloísio Queiroz, 45 anos, do Sesi na Pista de Rondonópolis, enfrentou cerca de 140 km de viagem até Campo Verde para prestigiar a competição. “Achei a corrida bem estruturada, organizada. Consegui manter meu tempo em torno de 30 minutos nos cinco quilômetros. Não peguei pódio, mas estou muito satisfeito por ter concluído o percurso sem perder o ritmo”, comemora.

s
Prefeito de Campo Verde, Alexandre Lopes, e
superintendente ​​do Sesi, Alexandre Serafim

Ao fim da disputa, os competidores tiveram uma recepção calorosa promovida pelo Sesi na Pista. O atendimento foi digno de estrelas, com direito a mimos, alimentos nutritivos e técnicas terapêuticas. Hellen Beatriz aprovou a estrutura. “A massagem foi relaxante. Eu estava com muitos ares de tensão e aliviou bastante” comenta Hellen.

Muito mais do que correr, a prática esportiva é uma modalidade de atividade física que contribui para a saúde e a qualidade de vida, promovendo a sensação de bem-estar, prazer e alegria. “Incentivamos a população a adotar práticas saudáveis para ter uma vida mais equilibrada, e o esporte é um dos principais aliados nessa causa”, explica a coordenadora de Promoção da Saúde do Sesi MT, Dayane dos Santos.

Parceria de sucesso

s
Coletores seletivos para o descarte correto de resíduo.

A 1ª Corrida Nacional do Sesi é uma iniciativa do Conselho Nacional do Serviço Social da Indústria (Sesi), realizada pelo Sesi Mato Grosso, em parceria com a Prefeitura de Campo Verde. A prova ocorreu simultaneamente em 22 estados brasileiros, projetando, em nível nacional, a importância do esporte para a saúde e o bem-estar da população.

“Hoje celebramos tudo aquilo que está no escopo do Sesi, que é a promoção da saúde, o bem-estar do trabalhador e o serviço social. Tudo isso por meio do esporte. Atingimos nossa meta de público. Foi um sucesso, e isso graças à parceria incrível que tivemos com o município”, pontua o superintendente regional do Sesi MT, Alexandre Serafim.

Contente com a parceria, o prefeito da cidade, Alexandre Lopes, acredita que esse tipo de evento é benéfico para a população, pois propicia a interação social, além de ser um presente para o trabalhador. “Estamos comemorando o Dia do Trabalhador em grande estilo e ainda promovendo a interação da comunidade. Isso é fundamental. Para nós, é uma honra sediar a primeira Corrida Nacional do Sesi e ver tantos sorrisos estampados no rosto das pessoas”, diz.

s
Atletas dispararam na largada.

Sustentabilidade

A Corrida Nacional do Sesi em MT contou também com uma pegada sustentável, reafirmando o compromisso da instituição com o meio ambiente. Durante todo o percurso, os atletas tiveram à disposição pontos de hidratação e bags para o descarte correto de lixo. No espaço de concentração dos corredores, foram distribuídos diversos recipientes para a coleta seletiva.

Todo o resíduo reciclável gerado, como copos, latas e papelão, será encaminhado para reciclagem e transformado em novos produtos. Já os resíduos orgânicos serão compostados e utilizados como adubo para nutrir as plantas das áreas públicas da cidade. A ação contou com o apoio da Cotramar, cooperativa do município.

Texto e foto: Fernanda Nazário

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SESI-MT - ​​Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555