Alunos do Sesi Escola Várzea Grande testam habilidades com números durante Avaliação Canguru de Matemática

Os alunos do ensino fundamental do Sesi Escola Várzea Grande participaram, nesta semana, da Avaliação Canguru de Matemática, um concurso internacional que estimula o raciocínio lógico e a resolução de problemas no universo das exatas de maneira dinâmica e desafiadora.
As questões da prova foram de múltipla escolha, abordando conteúdos como geometria euclidiana plana e espacial, geometria analítica espacial, trigonometria aplicada à geometria, combinatória geral, probabilidade, lógica matemática e equações algébricas.
Apaixonada por números, Bianca Queiroz, do 4º ano, conta que se divertiu na avaliação. “A prova estava muito fácil e divertida de fazer. Achei até curta por ser de matemática”, afirma a estudante. Diferente de Bianca, para Guilherme Mendes, do 9º ano, o nível da sua avaliação estava mais difícil.
“A prova desafia bastante os conhecimentos cotidianos do aluno. As questões finais normalmente são mais difíceis porque valem mais pontos. Então, foi bem difícil conseguir solucionar todas as questões, mas eu consegui”, conta Guilherme.

pelo desempenho
Os coordenadores pedagógicos do ensino fundamental da unidade escolar, Raélita Marques e Rogério Durães, destacam que a participação dos alunos reforça o compromisso do Sesi Escola Várzea Grande com a qualidade do ensino e o desenvolvimento do pensamento crítico e analítico dos estudantes.
“Além de ser uma experiência enriquecedora, a avaliação permite que as crianças conheçam diferentes formas de abordagem matemática e ampliem seus conhecimentos, preparando-as para desafios futuros”, diz Raélita. Rogério complementa destacando que os professores realizaram uma sensibilização das turmas. “Os docentes atuaram ativamente para garantir um melhor entendimento da participação dos alunos e promover maior engajamento”, pontua Durães.
Os estudantes com melhores notas receberão medalhas pelo desempenho. A divulgação da lista dos alunos premiados ocorrerá no mês de junho. Outras informações estão disponíveis nesse link.
Texto: Fernanda Nazário