Professores do Sesi exploram aprendizagem ativa e cidades inteligentes para o desenvolvimento integral dos alunos

Docente do Serviço Social da Indústria (Sesi-MT).
Um grupo de 92 professores do Sesi Escola Cuiabá e Várzea Grande participou de uma capacitação focada em projetos significativos que incentivam a aprendizagem ativa dos alunos, alinhada ao tema gerador dos projetos educacionais de 2025: Cidades Inteligentes. O objetivo é o desenvolvimento integral dos estudantes, contribuindo para soluções criativas e inovadoras que impactem a sociedade.
A capacitação foi ministrada pelo Núcleo de Formação Docente do Serviço Social da Indústria (Sesi-MT), visando ao aprimoramento das práticas pedagógicas com base na Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), reafirmando o compromisso da rede com a qualificação contínua de seus educadores.
Para Griziele Souza, coordenadora pedagógica do 4º ao 6º ano do ensino fundamental do Sesi Escola Cuiabá, a capacitação foi esclarecedora. “Ver os professores engajados, debatendo e propondo soluções para o conceito de cidades inteligentes, mostra que o protagonismo acontece não só com os alunos, mas também com os educadores. Foi inspirador acompanhar essa troca de conhecimento e perceber como esse grupo está fortalecendo a educação de forma colaborativa”, diz Griziele.

destacou no Torneio Nacional, demonstrando na prática a
relevância da pesquisa e do desenvolvimento de soluções
criativas no ambiente escolar.
A professora de História do Sesi Escola Várzea Grande, Maria Henriqueta, ficou contente com a capacitação. “A formação foi uma experiência enriquecedora! Discutimos como a tecnologia pode melhorar a qualidade de vida, a sustentabilidade e até a segurança, temas essenciais para nossos alunos. Além disso, a troca com os formadores foi muito produtiva. Parabéns à equipe organizadora!”, finalizou.
A interlocutora e coordenadora do Núcleo de Formação Docente do Sesi, Luciana Lima, explica que alinhou a formação ao tema Cidades Inteligentes, com o objetivo de explorar e desenvolver projetos que proponham soluções transformadoras para a sociedade, considerando os desafios cada vez mais complexos das transformações do mundo contemporâneo.
“O crescimento urbano acelerado exige soluções inovadoras para questões relacionadas à mobilidade, sustentabilidade, inclusão e qualidade de vida. Nesse cenário, as cidades inteligentes surgem como uma resposta, unindo tecnologia, criatividade e inovação para promover ambientes urbanos mais sustentáveis, eficientes e acessíveis a todos”, pontua Luciana.
De olho em respostas efetivas para esse cenário complexo, o Núcleo de Formação Docente do Sesi convidou os professores a explorarem e desenvolverem projetos que tragam soluções para transformar a sociedade, inspirados na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), nas matrizes de habilidades e competências do Sistema Sesi de Educação, no pensamento computacional e na abordagem STEAM.

“Vamos juntos embarcar nessa jornada de inovação e transformação, explorando novas possibilidades para construir cidades inteligentes e repensar o futuro da educação. Que cada desafio se torne uma oportunidade de aprendizagem significativa e que possamos, juntos, inspirar nossos alunos a criar soluções inovadoras para um mundo melhor”, pontua Luciana.
Núcleo de Formação Docente
Desenvolvido pelo Centro de Formação em Educação do Departamento Nacional do Sesi, o Núcleo de Formação Docente e Mentoria da Rede Sesi tem como missão promover a excelência na capacitação dos educadores. Composto por profissionais que se destacam pelo sucesso de suas práticas pedagógicas, o Núcleo se consolida como um espaço essencial para divulgar e fortalecer a metodologia de ensino da rede, garantindo a inovação contínua e a evolução do processo educativo.
Texto: Fernanda Nazário