Voltar

Equipe de robótica do Sesi Escola Cuiabá vai representar o Brasil em competição na África do Sul

17/03/2025 - 09h05
S
Radiantes com o desempenho no festival, os jovens não
esconderam a emoção. Foto: Emerson Oliveira

A equipe de robótica Brotherhood, do Sesi Escola Cuiabá, brilhou no Festival Nacional Sesi de Robótica, realizado em Brasília, e foi selecionada para representar o Brasil no FIRST LEGO League Open Africa Championship, que ocorre no mês de maio, na Cidade do Cabo, na África do Sul. O time também se destacou nas competições de mesa e nas apresentações em sala, garantindo, ainda, o 2º lugar no prêmio nacional Projeto de Inovação. Eles competiram na modalidade FIRST LEGO League (FLL).

Radiantes com o desempenho no festival, os jovens não esconderam a emoção. “Estamos muito felizes com essa oportunidade de representar não só Mato Grosso, mas também o Brasil nessa competição internacional”, diz o programador e capitão da equipe, Leonardo Araújo, de 15 anos.

“Essa vaga é a concretização de um sonho de todos nós, que batalhamos muito para estar aqui e garantir uma participação em campeonatos no exterior. Foram meses de dedicação, com estudo, treinos, aprimoramento do nosso robô e espírito de equipe”, complementa Rafaela Artuzo, integrante do time.

s
Time celebra conquista. Foto: Divulgação

Comandada por uma dupla de técnicas excepcionais, Tamires Silva e Patrícia Lorêro, a Brotherhood chamava a atenção por onde passava no Festival. Com união, alegria, técnica e respeito, os jovens cativaram o público e os juízes da competição. “Essa alegria, integridade e união, somadas ao desempenho técnico das crianças, levaram-nas até esse resultado”, pontua Patrícia.

Para Tamires, a vaga em uma disputa internacional chega como um presente, marcando os 12 anos da equipe, que faz aniversário no mês de agosto. “Foram anos competindo no campeonato nacional. Nesse tempo, acumulamos 12 vitórias, mas sem uma classificação internacional. E agora quebramos esse ciclo! Ganhamos o prêmio de Projeto de Inovação e garantimos nossa vaga para a África do Sul”, celebra.

O superintendente do Sesi, Alexandre Serafim, também comemora a conquista da equipe, destacando a importância da robótica no processo educacional dos alunos e para a indústria de Mato Grosso.

“Nossos alunos são imersos desde cedo no universo da tecnologia e inovação, com o objetivo de protagonizarem uma aprendizagem moderna, integral, colaborativa e inclusiva, de acordo com as demandas atuais. Para nós, essa vitória é um orgulho. Nossa missão é formar jovens com habilidades que contribuirão para o fortalecimento da indústria do estado”, finaliza Serafim.

s
Turma conquista troféu do 2º lugar no prêmio nacional
Projeto de Inovação. Foto: Fernanda Nazário

Além da Brotherhood, também representarão o Brasil na África do Sul os times do estado de Goiás: Life Sesi Canaã, de Goiânia, e Lego Stars, de Catalão. O anúncio das equipes selecionadas para disputas internacionais ocorreu no último sábado (15.03), durante a premiação do festival.

Projeto de Inovação

O Projeto de Inovação da Brotherhood, que conquistou o 2º lugar do pódio na categoria, busca ajudar profissionais a explorarem os oceanos. As jovens mentes criativas desenvolveram o Cianoporte, uma garrafa de PVC em formato cilíndrico que possibilita o transporte seguro e eficiente de cianobactérias dos recifes de corais até a superfície.

A iniciativa busca criar um sistema que integre controle de pressão, temperatura e luminosidade, garantindo as condições ideais para a preservação e o estudo desses micro-organismos essenciais. O Cianoporte atende ao eixo Projeto de Inovação, um dos requisitos da modalidade FIRST LEGO League (FLL), que incentiva os jovens a identificar um problema e propor uma solução.

s
Durante partidas na mesa, os alunos comemoraram vitória.
Foto:
Emerson Oliveira

A proposta está alinhada ao tema da temporada 2024/2025: Submerged, que desafia os times a explorarem as profundezas dos oceanos e a desenvolverem soluções inovadoras para as adversidades enfrentadas por profissionais no ambiente submarino. VEJA AQUI mais informações sobre o projeto.

O Festival

O Festival Nacional Sesi de Robótica ocorreu entre os dias 12.03 a 15.03, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília. Competiram ainda na categoria FLL os times Young Creators e Young Inventors, do Sesi Escola Várzea, além das equipes Tucaré, da unidade escolar de Cuiabá, na modalidade F1 in Schools, e Dumonters, do Sesi VG, na categoria First Tech Challenge (FTC). Confira aqui os vencedores do Festival.

Texto: Fernanda Nazário

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SESI-MT - ​​Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555