Reuniões, testes e inspeções de robôs: o que acontece antes das partidas da FRC

Muito antes da arena da FIRST Robotics Competition (FRC) ser tomada pelas equipes de robótica que competem durante o Festival Sesi de Robótica, que está sendo realizado em Brasília até o sábado (15.03) e conta com a participação de três equipes mato-grossenses, os players têm muito trabalho pela frente. A começar pela montagem dos pits, pela inspeção e ajuste dos robôs de porte industrial e pelas partidas teste.
Tensão, nervosismo e adrenalina no ar marcaram o segundo dia de competição. A Agrotech, a MTech e a Tuiutech, que são as equipes de FRC do Senai e do Sesi Mato Grosso, tiveram uma extensa programação que contou com o espírito de equipe de cada um dos estudantes, que apesar de competirem em equipes diferentes, tem a cooperação mútua como um dos valores que unem os times de Mato Grosso.
A reunião de pilotos foi o primeiro acontecimento do dia, reunindo os players de cada equipe em um momento de esclarecimentos e de alinhamentos sobre a participação na competição.

“A reunião tem como serventia orientar os pilotos e também as equipes. Muitas vezes, os times podem ter dúvidas sobre como serão as inspeções do robô ou o decorrer das partidas ao longo do dia, então esse momento é de muita importância”, explicou o piloto da Agrotech, Mayk Silva.
Já a inspeção dos robôs é um momento de nervosismo para alguns e de tranquilidade para outros. Apesar de os robôs passarem pelo crivo de técnicos da FIRST, os estudantes têm todas as possibilidades de fazerem ajustes necessários para serem aprovados na inspeção.

“A inspeção é tranquila, nós desenvolvemos um robô para estar dentro dos conformes, passamos por essa etapa tranquilamente e depois disso vamos começar, de fato, a testar os robôs diretamente na arena. Nosso robô foi projetado para atender todas as demandas da arena”, explicou o player Guilherme Fitl, da Mtech.
Robôs inspecionados, nervosismo sob controle, é o momento de definir os últimos ajustes, fazer a calibragem e partir para as partidas teste. Se depender das três equipes mato-grossenses, o estado estará muito representado durante a competição.
A cerimônia de abertura da FRC acontece nesta sexta-feira, a partir das 8h (horário de Brasília), com o início das partidas classificatórias e eliminatórias. Você pode acompanhar os principais acontecimentos pelo Instagram do Senai MT: @senaimt.

Entenda a FRC
A FRC é a maior competição de robôs do mundo, que reúne jovens do ensino médio que são desafiados a projetar, construir e programar robôs de tamanho industrial com até 55 kg e 1,5 metro de altura.
A competição reúne times de todo o mundo que trabalham para desenvolver os melhores robôs, defendendo seus países no mundial em Houston, no mês de abril. Na ocasião, os campeões de todo o mundo se encontram no mundial a partir das competições regionais.
Nesta temporada, o desafio se chama REEFSCAPE, em que as equipes competidoras formam alianças e terão bolas e cilindros, que representam algas e corais. A ideia são as alianças coletarem algas, colocarem corais nos recifes e subirem à superfície do oceano em um determinado tempo.
Texto: Julia Oviedo