Voltar

Reuniões, testes e inspeções de robôs: o que acontece antes das partidas da FRC

13/03/2025 - 14h25
.
Equipe Agrotech, de Várzea Grande - Foto: CNI

Muito antes da arena da FIRST Robotics Competition (FRC) ser tomada pelas equipes de robótica que competem durante o Festival Sesi de Robótica, que está sendo realizado em Brasília até o sábado (15.03) e conta com a participação de três equipes mato-grossenses, os players têm muito trabalho pela frente. A começar pela montagem dos pits, pela inspeção e ajuste dos robôs de porte industrial e pelas partidas teste.

Tensão, nervosismo e adrenalina no ar marcaram o segundo dia de competição. A Agrotech, a MTech e a Tuiutech, que são as equipes de FRC do Senai e do Sesi Mato Grosso, tiveram uma extensa programação que contou com o espírito de equipe de cada um dos estudantes, que apesar de competirem em equipes diferentes, tem a cooperação mútua como um dos valores que unem os times de Mato Grosso.

A reunião de pilotos foi o primeiro acontecimento do dia, reunindo os players de cada equipe em um momento de esclarecimentos e de alinhamentos sobre a participação na competição.

.
Equipe MTech, de Cuiabá - Foto: Julia Oviedo

“A reunião tem como serventia orientar os pilotos e também as equipes. Muitas vezes, os times podem ter dúvidas sobre como serão as inspeções do robô ou o decorrer das partidas ao longo do dia, então esse momento é de muita importância”, explicou o piloto da Agrotech, Mayk Silva.

Já a inspeção dos robôs é um momento de nervosismo para alguns e de tranquilidade para outros. Apesar de os robôs passarem pelo crivo de técnicos da FIRST, os estudantes têm todas as possibilidades de fazerem ajustes necessários para serem aprovados na inspeção.

.
Equipe Tuiutech, também de Cuiabá - Foto: Julia Oviedo

“A inspeção é tranquila, nós desenvolvemos um robô para estar dentro dos conformes, passamos por essa etapa tranquilamente e depois disso vamos começar, de fato, a testar os robôs diretamente na arena. Nosso robô foi projetado para atender todas as demandas da arena”, explicou o player Guilherme Fitl, da Mtech.

Robôs inspecionados, nervosismo sob controle, é o momento de definir os últimos ajustes, fazer a calibragem e partir para as partidas teste. Se depender das três equipes mato-grossenses, o estado estará muito representado durante a competição.

A cerimônia de abertura da FRC acontece nesta sexta-feira, a partir das 8h (horário de Brasília), com o início das partidas classificatórias e eliminatórias. Você pode acompanhar os principais acontecimentos pelo Instagram do Senai MT: @senaimt.

.
Reunião de pilotos - Foto: CNI

Entenda a FRC

A FRC é a maior competição de robôs do mundo, que reúne jovens do ensino médio que são desafiados a projetar, construir e programar robôs de tamanho industrial com até 55 kg e 1,5 metro de altura.

A competição reúne times de todo o mundo que trabalham para desenvolver os melhores robôs, defendendo seus países no mundial em Houston, no mês de abril. Na ocasião, os campeões de todo o mundo se encontram no mundial a partir das competições regionais.

Nesta temporada, o desafio se chama REEFSCAPE, em que as equipes competidoras formam alianças e terão bolas e cilindros, que representam algas e corais. A ideia são as alianças coletarem algas, colocarem corais nos recifes e subirem à superfície do oceano em um determinado tempo.

Texto: Julia Oviedo

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SESI-MT - ​​Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555