Começou! Adrenalina, diversão e criatividade marcam estreia de equipes de MT no Festival Nacional de Robótica

Foto: Fernanda Nazário
Criatividade, estratégias bem construídas e diversão deram o tom no primeiro dia do Festival Nacional Sesi de Robótica, em Brasília. A garotada do Serviço Social da Indústria (Sesi MT) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai MT) não economizou na energia, transformando o Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB) em um cenário festivo e contagiante.
De olho no mundial: Sesi e Senai enviam oito equipes para o Festival Nacional de Robótica
Ao todo, 8 equipes do Sesi e Senai participam da competição, iniciada nesta quarta-feira (12.03). Os grupos deram play no evento com o check-in das equipes, montagem e abertura dos Pits e uma Festa da Amizade pra lá de especial. As atividades seguem até sábado (15.03) sob uma atmosfera energizante com a presença de mais de 2 mil estudantes de todo o país.
Na modalidade F1 in Schools, a Tucaré, do Sesi Escola Cuiabá, vivenciou a primeira prova dessa jornada intensa de quatro dias. Os juízes avaliaram a montagem do Pit, que foi milimetricamente projetado para comportar toda a estrutura do time em um espaço de 3x2 metros, tudo feito em um tempo cravado de 2h.

presente.Foto: Fernanda Nazário
Feliz em terminar a prova em menos de 2h, o líder e Gestor de Projetos da Tucaré, Luiz Arthur Montanher, comemora o apito final dessa etapa. “Começamos o Festival com a adrenalina lá em cima, finalizando a montagem do Pit. Isso é muito satisfatório porque essa estrutura é complicada de montar e, mesmo assim, conseguimos montar no tempo proposto, faltando alguns minutos”, celebra Luiz.
O PIT é o espaço onde cada equipe apresenta sua identidade visual, inovação e profissionalismo. Os juízes analisam a criatividade, organização, comunicação da marca e a capacidade de atrair a atenção do público e patrocinadores. Ele deve refletir o espírito da equipe, destacando sua jornada, os conceitos de engenharia aplicados e os materiais utilizados no projeto. A clareza das informações e a qualidade dos materiais expositivos também fazem diferença na pontuação.

no Festival.Foto: Fernanda Nazário
Enquanto isso, as equipes Young Creators e Young Inventors, do Sesi Escola Várzea Grande, e Brotherhood, do Sesi Escola Cuiabá, que disputam a modalidade First LEGO League Challenge (FLLC), também se divertiam durante a montagem de seus respectivos Pits, mas, neste caso, sem a avaliação criteriosa dos juízes, que avaliarão outras atribuições técnicas dos times somente a partir desta quinta-feira (13.03).
Esta é a primeira vez da aluna Giovanna Landin em uma competição nacional. Ela integra o time Brotherhood e ficou encantada com a estrutura do evento. “Estou ansiosa. Está sendo incrível ver muitas equipes juntas em um torneio bem estruturado como este. A gente já havia planejado o Pit, mas vendo ele montado percebo que ficou mais lindo do que eu imaginava. Agora é aguardar para as competições na mesa”, diz a jovem, animada para os próximos dias.
Ainda no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), na modalidade First Tech Challenge (FTC), a Dumonters do Sesi Escola VG, também montou seu Pit para dar start nas apresentações e disputas.

time. Foto: Carlos Juliani
Presente no evento, o superintendente do Sesi, Alexandre Serafim, enfatiza a importância da robótica no processo educacional dos alunos e para a indústria de Mato Grosso. “Nossos alunos são imersos desde cedo no universo da tecnologia e inovação, com o objetivo de protagonizarem uma aprendizagem moderna, integral, colaborativa e inclusiva, de acordo com as demandas atuais. Para nós, é um orgulho moldarmos jovens com habilidades que contribuirão para o sucesso da indústria do estado”, finaliza.
Além de prêmios nacionais, as equipes estão focadas na classificação para torneios internacionais. Entre eles está o World Championship, a copa do mundo da robótica, que será realizada em abril, em Houston, nos Estados Unidos.
FRC

Foto: Julia Oviedo
Já na modalidade FIRST Robotics Competition (FRC), as três equipes compostas por alunos do Novo Ensino Médio das unidades Senai Porto, Distrito, Sesi Escola Cuiabá, Senai e Sesi Escola Várzea Grande, sendo elas Tuiutech e MTech e Agrotech, fizeram o reconhecimento e a organização dos pits, em um momento conhecido como Load In.
A cerimônia de abertura da FRC ocorrerá na próxima sexta-feira (14.03) e logo depois terá o início das partidas qualificatórias. Pela competição em Brasília, os jovens que disputam pela modalidade têm chance de conquistarem até quatro vagas para o Mundial da FIRST.
De olho no mundial, as três equipes mato-grossenses se dividem em estratégias para conquistarem ao menos uma das vagas. No caso da Agrotech, a equipe quer manter o título de campeã, assim como ocorreu no Off Season de Cuiabá no ano passado, quando conquistaram o Prêmio de Excelência em Engenharia com o robô SAFRA IV. Agora, é a vez de mostrar o que o SAFRA V é capaz de fazer dentro da arena, como destacou o mentor, José Marcelo Lima.

Foto: Fernanda Nazário
“Os alunos estão super empolgados e ansiosos para começar a competir. Estão aprendendo bastante com todo o processo, sempre se divertindo. Nossa equipe deseja manter o título de campeão e classificar para o Mundial em Houston”, disse.
Texto: Fernanda Nazário e Julia Oviedo