Torneio Nacional: Equipe Tucaré destaca o empreendedorismo estudantil na F1 in Schools
.jpeg)
um carro de miniatura. Foto: Divulgação
No universo da robótica e da engenharia aplicada, a competição F1 in Schools tem sido uma grande vitrine para inovação e desenvolvimento de habilidades essenciais para o mercado de trabalho. Entre as equipes de destaque no cenário nacional, a Tucaré, representante do Sesi Escola Mato Grosso, alia a paixão pelo automobilismo à gestão eficiente de projetos e finanças, consolidando-se como referência na competição.
A equipe é formada por Luiz Arthur Montanher (Líder e Gestor de Projetos), Emanuele Pereira (Diretora de Responsabilidade Social e Engenheira), Gyovanna Jardim (Diretora de Marketing e Mídias), Luísa Maria Martins (Gerente de Projeto) e Manuella Pedrotti (Engenheira Chefe).
Como única representante mato-grossense no Torneio Nacional da F1 in Schools, evento que integra o Festival Sesi de Educação 2025, a escuderia aposta em estratégias sólidas para um alto desempenho tanto nas pistas quanto no relacionamento com patrocinadores. A competição tem início nesta quarta-feira (12) e segue até sábado (15), em Brasília, e conta com cerca de 50 equipes na disputa.
Gestão de Projetos: planejamento e execução
Participar da F1 in Schools vai muito além de construir um carro de miniatura. A Tucaré precisou desenvolver um plano detalhado que abrange pesquisa, engenharia, design e inovação. A divisão eficiente de tarefas, o estabelecimento de prazos e a gestão de recursos tornaram-se habilidades essenciais ao longo da jornada.

Foto: Divulgação
"Temos que lidar com prazos, planejamento estratégico e adaptação a desafios inesperados. Tudo isso nos prepara para o futuro, seja no mundo acadêmico ou profissional", destaca Luiz Arthur Montanher, líder da equipe. A experiência adquirida na competição proporciona aos estudantes um olhar crítico e analítico para tomada de decisões e solução de problemas.
Equipe Tucaré leva conscientização e sustentabilidade à Aldeia Sangradouro
Finanças: captação de recursos e controle de gastos
Além da parte técnica, um dos grandes desafios da equipe é a captação de recursos para viabilizar o projeto. Como em qualquer empresa real, a equipe precisa apresentar propostas de patrocínio, desenvolver um plano financeiro sólido e manter o controle de gastos para garantir a sustentabilidade do projeto.
"A gestão financeira é um dos aspectos mais importantes do nosso trabalho. Precisamos justificar cada investimento, buscar parcerias e controlar o orçamento de forma responsável para garantir que possamos competir em alto nível", explica Emanuele Pereira, diretora de Responsabilidade Social e Engenheira.
Os estudantes aprendem, na prática, sobre orçamento, planejamento financeiro e negociação com patrocinadores. Essa vivência não apenas impacta o desempenho da equipe na competição, mas também cria uma base sólida para futuros empreendedores e profissionais.

estudantes um olhar crítico e analítico.Luiz Arthur
Montanher (Líder e Gestor de Projetos) Foto: Divulgação
Empreendedorismo
A experiência adquirida na F1 in Schools proporciona aos estudantes um diferencial competitivo no mercado de trabalho. O contato com conceitos de marketing, inovação, networking e trabalho em equipe torna-se um aprendizado valioso para qualquer carreira futura.
"Cada desafio superado nos torna mais preparados e confiantes para enfrentar o mercado de trabalho. A competição nos ensina a ser mais autônomos, criativos e resilientes", afirma Gyovanna Jardim, diretora de Marketing e Mídias.
Marketing e empreendedorismo na F1 in Schools: Como a equipe Tucaré construiu sua marca
A técnica da equipe, Mara Farias, reforça o impacto positivo da competição na formação dos estudantes. "À medida que avançam na competição, os integrantes da Tucaré não apenas buscam a vitória, mas constroem um legado de aprendizado e crescimento. O impacto da robótica e da F1 in Schools na vida desses jovens reforça a importância de iniciativas que incentivem o empreendedorismo estudantil e a inovação no Ensino Médio."
Para Jessé Rios, também técnico de equipe, a Tucaré tem uma mentalidade focada na gestão eficiente e na busca por soluções inovadoras. "A escuderia demonstra que o futuro do empreendedorismo começa cedo – e pode avançar com a velocidade de um carro de Fórmula 1", finaliza.
Texto: Viviane Saggin