Vanessa da Mata enaltece a importância da Orquestra Sesi Mato Grosso

sábado, 8 de março, em homenagem às mulheres.
Foto: Geroge Dias
A cantora Vanessa da Mata destacou a relevância da Orquestra Sesi Mato Grosso, incentivando o público a aproveitar essa rara oportunidade cultural. Iniciativa do Serviço Social da Indústria (Sesi MT). e agora sob a regência do maestro Fabricio Carvalho, o projeto vem se destacando ao oferecer experiências musicais que transitam do repertório clássico ao cancioneiro popular, configurando um panorama inovador e diversificado da cena musical do estado.
O depoimento foi dado à equipe de comunicação da instituição minutos antes do concerto histórico Sesi na Arena, realizado no sábado, 8 de março, em homenagem às mulheres. O evento marcou a abertura da temporada 2025 da orquestra, consolidando seu papel na valorização da música erudita e no acesso à cultura.
"Como artistas, temos a responsabilidade de levar para o povo essa história magnânima, gigante, que é a música. Quando você tem uma orquestra, ela te traz todas as informações sonoras de um grande movimento, como se fosse um rio, onde se pode ouvir todos os detalhes, desde harmonias a arranjos", declarou Vanessa.

violinos, violoncelos,viola de arco, percussão, canto e
viola de cocho. Foto: George Dias
Com ampla experiência em se apresentar com renomadas filarmônicas e sinfônicas ao redor do mundo, a artista também destacou a riqueza que uma orquestra pode agregar a uma música já conhecida. "Músicas minhas, como 'Amado' e 'Ainda Bem', por exemplo, ganham uma roupagem completamente nova quando interpretadas por uma orquestra. É incrível ver como os arranjos transformam a canção, trazendo novas nuances e emoções", afirmou.
Vanessa reforçou a necessidade de a população prestigiar a iniciativa, ressaltando o alto custo e a raridade de ter acesso a uma orquestra. "Quando você tem metais numa banda, já é um luxo. Agora, imagine ter cordas, percussão, guitarras, bateria e tantos outros instrumentos em sintonia perfeita? É uma experiência única, um verdadeiro banho musical e uma purificação auditiva", enfatizou.
Abrir portas para um universo de sons e sensações
Em um cenário onde a música de qualidade desempenha um papel fundamental no desenvolvimento infantil, o Sesi tem se destacado ao incentivar crianças e adolescentes a mergulharem em experiências sonoras enriquecedoras. Centenas de jovens participam dos eventos promovidos pela instituição, seja no Sesi no Parque, em concertos didáticos, ou em outras ocasiões, demonstrando o compromisso da instituição com a formação cultural desde a infância.

de câmara profissional do estado. Foto: George Dias
Para Vanessa, é fundamental que os pais conduzam seus filhos a conhecerem a riqueza sonora oferecida por uma orquestra – um universo muitas vezes inacessível devido à predominância da indústria musical comercial. "Trazer as crianças para uma experiência como essa é abrir portas para um universo de sons e sensações que expandem o conhecimento musical e cultural", refletiu a cantora.
Música que encanta, chuva não espanta: Vanessa da Mata e Orquestra Sesi MT emocionam o público
A Orquestra Sesi MT
A Orquestra Sesi MT, criada em 2019, é a primeira orquestra de câmara profissional do estado e conta com músicos que, além de atuarem na educação musical, compõem o quadro de professores do Sesi Escola. Com uma formação diversificada – que inclui violinos, violoncelos, viola de arco, percussão, canto e viola de cocho – o grupo é uma verdadeira vitrine de talento e comprometimento com a arte. Neste ano, o time ganhou reforços significativos, com a contratação de novos músicos, chegando ao total de 25, e a chegada do maestro Fabricio, que agrega mais de duas décadas de experiência à iniciativa.
Fernando Pereira, gerente de Inovação Social e Cultura do Sesi MT, reforçou a missão da instituição e a importância do apoio do setor empresarial e industrial para manter iniciativas culturais como a orquestra.

contratação de novos músicos e a chegada do maestro
Fabricio Carvalho.Foto: George Dias
“Nossa responsabilidade vai além de oferecer entretenimento – é transformar vidas e expandir horizontes através da música e da cultura. Continuar investindo em projetos que democratizam o acesso à arte é fundamental para o desenvolvimento social, e o suporte das empresas e da indústria é indispensável para que possamos seguir nessa jornada. Estamos comprometidos em ampliar essas oportunidades e fortalecer o legado cultural que beneficiará não apenas os jovens, mas toda a comunidade,” finalizou.
Texto: Viviane Saggin