Voltar

Festival de Robótica: Equipes de MT criam tecnologias para monitoramento marítimo e do bem-estar de tripulantes

13/03/2025 - 09h00
s
As soluções vão de encontro ao tema da temporada:
Submerged.

Em busca de auxiliar profissionais na exploração dos oceanos, as equipes de robótica Young Creators e Young Inventors, do Sesi Escola Várzea Grande, apresentam projetos inovadores no Festival Nacional Sesi de Robótica, que ocorre até sábado (15.03), em Brasília.

As invenções Subverso e Y.V trazem soluções tecnológicas voltadas para o monitoramento do fundo do mar e do bem-estar dos tripulantes de submarinos, respectivamente. Elas atendem ao eixo Projeto de Inovação, um dos requisitos da modalidade FIRST LEGO League (FLL), valendo um lugar no pódio da competição.

As soluções construídas vão de encontro ao tema da temporada 2024/2025: Submerged, que desafia os times a mergulharem nas profundezas dos oceanos e a desenvolverem soluções tecnológicas para adversidades enfrentadas por profissionais no ambiente submarino.

Subverso

A Young Creators desenvolveu o Subverso, um equipamento inovador que capta imagens detalhadas do fundo do oceano e as transforma em um ambiente digital interativo, facilitando a tomada de decisões de mergulhadores e autoridades.

s
A equipe Young Inventors criou o Y.V.
Foto: Divulgação

Atualmente, a ausência de um modelo digital acessível que integre dados topográficos e informações sobre biodiversidade dificulta o monitoramento marinho. “O Subverso resolve esse problema ao registrar imagens subaquáticas e convertê-las em um modelo virtual detalhado, auxiliando pesquisas científicas e ações de preservação ambiental”, explica o aluno Ângelo Piffer.

O dispositivo é acoplado ao capacete do mergulhador e conta com seis câmeras estrategicamente posicionadas para capturar diferentes ângulos do ambiente marinho. As imagens são armazenadas em um cartão de memória e posteriormente processadas por uma tecnologia de realidade aumentada, permitindo que o mergulhador reviva sua experiência quantas vezes quiser.

Y.V: monitoramento da raiva e estresse

Já a equipe Young Inventors criou o Y.V, um sistema composto por duas tecnologias complementares: Young Face ID e VibroInventor. “O objetivo é monitorar as emoções dos tripulantes de submarinos e oferecer um tratamento automático em tempo real, reduzindo os impactos do estresse em ambientes de alta pressão”, detalha a estudante Maria Fernanda.

O Young Face ID é um sistema de reconhecimento facial que identifica sinais de estresse ou raiva no usuário. Ele opera por meio de um software instalado em uma mini placa de 10x10 cm, equipada com uma webcam. Essa câmera monitora continuamente a expressão facial do tripulante e, ao detectar níveis elevados de estresse, envia um sinal para o VibroInventor.

O VibroInventor, por sua vez, é um dispositivo semelhante a um fone de ouvido, mas com um sistema de vibração posicionado na região do pescoço. Assim que recebe o alerta do Young Face ID, o equipamento emite vibrações e sons específicos que atuam no sistema circulatório do usuário, ajudando a reduzir o estresse e a tensão.

s
Já a Young Creators desenvolveu o Subverso.
​​​​​

Desenvolvido especialmente para submarinistas, que trabalham em ambientes confinados, de alta pressão e com risco elevado, o Y.V oferece uma solução eficaz para minimizar os impactos emocionais do trabalho, garantindo maior bem-estar e segurança para os profissionais.

Os projetos desenvolvidos pelos Young Creators e Young Inventors demonstram como a robótica pode ser uma aliada da ciência, da saúde e da sustentabilidade. Orgulhoso com o desempenho das equipes, o técnico dos times, Robson Correa, ressalta a importância das invenções para o futuro da exploração oceânica. “Os alunos se empenharam muito para estes projetos e estão animados com a possibilidade de contribuir para a ciência e a inovação brasileira”, informa Robson.

Sobre a competição

De olho no mundial: Sesi e Senai enviam oito equipes para o Festival Nacional de Robótica

Na competição, o Projeto de Inovação é um dos cinco prêmios que as equipes concorrem, sendo o principal deles a Champion’s Award, que consagra a equipe que incorpora a experiência da FLL através da demonstração do Core Values, ao mesmo tempo que alcança excelência e inovação tanto no Desempenho do Robô, no Design do Robô e no Projeto de Inovação. Com a Champion’s em mãos, o time garante uma vaga para representar o Brasil em competições internacionais, dentre elas o World Championship, a copa do mundo da robótica, que será realizada em abril, em Houston, nos Estados Unidos.

Texto: Fernanda Nazário

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SESI-MT - ​​Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555