Voltar

Sesi MT inaugura quadras de escola com jogos para trabalhadores em comemoração aos 50 Anos da Fiemt

03/03/2025 - 15h37
Karine
Karine Ferreira, 27 anos, assistente administrativo financeiro
do Sesi Saúde Cuiabá. Foto: Emerson Oliveira

O Sesi inaugurou, na sexta-feira (29), as novas quadras poliesportivas do Sesi Escola Várzea Grande com a realização dos Jogos do Sesi, um evento especial que faz parte das comemorações aos 50 anos da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt). A competição, que seguiu até o sábado (01/03), contou com a participação de mais de 500 pessoas, entre trabalhadores do Sistema Fiemt e familiares, promovendo integração, esporte e lazer.

As novas quadras foram entregues à comunidade escolar e aos colaboradores do Sistema Fiemt, oferecendo um espaço moderno e adequado para a prática esportiva. A estrutura foi planejada para atender a diversas modalidades, garantindo mais conforto e segurança para alunos e funcionários. Em breve, o complexo esportivo contará com novas instalações, como um campo de futebol. Além disso, com estacionamento exclusivo, o local estará preparado para receber grandes eventos, como festivais e torneios de robótica

"Essa entrega representa um grande avanço para o Sesi. Agora, temos um espaço adequado para promover o esporte e a qualidade de vida tanto dos alunos quanto dos colaboradores. Diversas unidades de todo o estado participaram do evento, que contou com a presença de mais de 400 atletas, ou quase atletas. Pessoas que vieram para celebrar a promoção da saúde, deixando o sedentarismo de lado para se integrar. O maior objetivo de tudo isso é promover a integração dentro do sistema. Isso é só o começo, e no próximo ano, teremos mais", destacou o superintendente do Sesi MT, Alexandre Serafim.

Sesi Escola Várzea Grande inaugura novo Complexo Esportivo

Diversão e competição marcam os Jogos do Sesi

A competição reúne 391 atletas, de 20 unidades Sesi, Senai, IEL e Fiemt. Ss modalidades disputadas foram futsal e vôlei, além de tênis de mesa, xadrez, pebolim e bozó, garantindo variedade para os participantes e fomentando o espírito esportivo.

Para Karine Ferreira, 27 anos, assistente administrativo financeiro do Sesi Saúde Cuiabá, o evento foi uma experiência única. "Participar foi transformador para mim. Sempre tive muito medo de bola, e nunca imaginei que um dia participaria de um jogo de vôlei. Mas, com o apoio da minha coordenadora e da equipe, conseguimos treinar e evoluir muito em apenas duas semanas. No começo, fiquei muito nervosa, até passei mal antes do primeiro jogo, mas no final deu tudo certo.

etiene
Time de vôlei vencedor, com Etiene Teixeira, 28 anos,
consultora de vendas do Sesi, ao centro abaixo na foto.
Foto: Emerso Oliveira


​​​

Mesmo sem vencer, o que mais marcou, segundo ela, foi o processo de superação e união com colegas. “Me aproximei de pessoas com quem nunca tinha tido tanto contato nesses cinco anos de trabalho. Além disso, essa experiência despertou em mim a vontade de buscar novas atividades físicas, algo que antes eu nem considerava. Foi um momento de aprendizado, crescimento e, acima de tudo, de muita alegria."

"Eu estava completamente sedentária. Depois de ter dois filhos, fiquei mais de 15 anos sem praticar nenhum esporte. Nunca fiz nenhuma atividade física regular, e mesmo tendo o desejo de começar, eu sempre deixava para depois. Foi só quando participei dos jogos que realmente me despertou a vontade de cuidar de mim mesma, da minha saúde e do meu bem-estar,”, declarou Etiene Teixeira, 28 anos, consultora de vendas do Sesi.

Assim como diversos colegas, a jovem foi para o evento apenas com a força de vontade, sem esperar muito, porque fazia muito tempo que não jogava vôlei. “No começo, eu estava totalmente fora de forma, mas me joguei de cabeça. E a surpresa foi enorme: conseguimos conquistar o primeiro lugar no vôlei feminino! Foi uma experiência incrível, um momento de muita emoção para mim e para a equipe. Trabalhamos com muita disciplina, focando em cada técnica – desde os três toques até o saque e o corte.”

Já Victor Hugo Prado, 22 anos, auxiliar educacional do Sesi Escola Cuiabá, tem uma história antiga com o futsal. Já jogou profissionalmente, acabou se machucando e depois disso ficou um bom tempo sem jogar. Agora, está voltando a praticar, mas de uma forma mais descontraída, jogando com o pessoal da empresa.

Ele foi o goleiro que menos sofreu gols no campeonato, e isso foi uma grande surpresa para ele, porque não jogava de forma competitiva há bastante tempo. “Essa oportunidade de participar foi perfeita para eu voltar ao esporte de uma maneira mais leve, sem a pressão de antes, mas com muita diversão e entrosamento com o time. Nós treinamos toda sexta-feira no Sesi Escola, então já estamos acostumados a jogar juntos, o que ajudou bastante no campeonato. Quem sabe, essa brincadeira de agora não se transforma em algo mais sério no futuro. Estou aberto a isso, mas por enquanto, estou aproveitando o momento e me divertindo bastante."

Para todos, o mais importante, além da vitória, foi o espírito de união que a competição proporcionou. Não era só sobre ganhar, mas sobre ajudar o próximo, apoiar as equipes que não conseguiram o mesmo resultado. Todos crescemos juntos nesse processo, aprendemos e incentivamos uns aos outros. Eu, como colaboradora, senti que esse empurrãozinho foi essencial para me reconectar com o esporte e com o meu bem-estar. Os jogos não só trouxeram a competição, mas também a verdadeira essência do esporte: a união, o trabalho em equipe e o incentivo ao crescimento coletivo. Foi um evento maravilhoso e um grande incentivo para todos nós. Agradeço muito por essa oportunidade."

jogos sesi
Ao todo, 391 colaboradores montaram seus times.
Foto: Emerson Oliveira

Legado para a comunidade

Além de marcar a inauguração das quadras, os Jogos do Sesi reforçam o compromisso da Fiemt e do Sesi com o bem-estar dos trabalhadores e da comunidade escolar. Com essa nova estrutura, os alunos do Sesi também poderão usufruir de um ambiente adequado para a prática esportiva, incentivando hábitos saudáveis desde cedo.

Confira os vencedores

Vôlei Masculino

1º lugar – Centro de Serviços Compartilhados (CSC)

2º lugar - Senai VG

3º lugar - Sesi escola VG

Vôlei Feminino

1º lugar – Sesi DR

2º lugar – Sesi Escola VG

3º lugar – CSC

Futsal Masculino

1º lugar – Sesi Escola Cuiabá

2º lugar – Sesi Saúde Cuiabá

3º lugar – Senai Porto

Futsal Feminino

1º lugar – Sesi Escola VG

2º lugar – Sesi Sinop

3º lugar – Sesi Escola Cuiabá

Tênis de mesa masculino

1º lugar – Evaldo Tadeu (CSC)

2º lugar Maxsuel Silva – Sesi Sinop

3º lugar – Felipe Tubaroski – Senai Cáceres

Tênis de mesa feminino

1º lugar – Dayane dos Santos – Gerência de Saúde e Segurança para a Indústria (Sesi DR)

2º lugar – Lamara Gomes – Sesi Sinop

3º lugar – Ranelli Moreira – Sesi Escola

Pebolim

1⁰ Domingos Futana – Sesi Rondonópolis

2⁰ Alisson Leôncio – Sesi Escola Várzea Grande

3⁰ André Saraiva – Gerência de Suporte ao Negócio Sesi (Eventos - DR)

Bozó

1⁰ Kelry de Campos – Sesi Escola Cuiabá

2⁰ Daniel Nascimento – Sesi Saúde Cuiabá 3⁰ Kristoffer Bertasso – Sesi Saúde Cuiabá

3º Kristofer Bertasso - Sesi Saúde Cuiabá

Xadrez

1° Diego Marcena – Senai Nova Mutum

2° Eduardo Luiz – Senai DR

3° Alisson Ramos– Sesi Saúde Cuiabá

Texto: Viviane Saggin

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SESI-MT - ​​Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555