Alunos usam carne de frango durante aula prática sobre anatomia

Os alunos do 2º ano do ensino médio do Sesi Escola de Várzea Grande tiveram uma experiência educacional diferenciada. Eles manusearam carne de frango durante a aula de Ciências da Natureza, como metodologia de ensino sobre anatomia. A atividade uniu teoria e prática, uma preocupação constante no processo educacional empregado na instituição.
A atividade ocorreu nesta sexta-feira (28.02), no laboratório da unidade. Durante o exercício, os alunos tiveram que retirar os tecidos epitelial e muscular para chegar até as articulações (dobradiças) do frango, responsáveis pelos movimentos do corpo.
O estudante Carlos Henrique não se importou com o cheiro e a textura do frango cru e colocou a mão na massa sem medo. “A gente fez uma experiência de dissecção fantástica. Tiramos a pele da carne, depois retiramos a parte óssea e quebramos para melhor visualização. Foi muito legal”, conta Carlos.

desenvolvessem mais habilidades de trabalho em grupo.
A gerente da unidade, Pollyanna Vieira, explica que uma atividade mais dinâmica contribui para facilitar a compreensão dos alunos. “Como resultado, os jovens têm uma visão mais clara dos processos biológicos e ainda associam as características do animal às do ser humano”, pontua.
A lição também colaborou para que os jovens desenvolvessem mais habilidades de trabalho em grupo. Ao longo da tarefa, eles eram incentivados a discutir suas observações, aprendendo, dessa forma, a ouvir a opinião dos colegas, interagir de maneira respeitosa e conciliar diferentes posicionamentos em um consenso a ser apresentado.
Texto: Fernanda Nazário