Voltar

Aprendizado na prática: alunos do Novo Ensino Médio do Sesi Escola exploram ciência em laboratório moderno

21/02/2025 - 10h35
s
O espaço dispõe de vidrarias importantes para
experimentos e análises


Os alunos do Novo Ensino Médio do Sesi Escola Cuiabá já vivenciam uma experiência educacional transformadora nas novas instalações da unidade. Nesta semana, eles exploraram os inúmeros recursos do laboratório de Ciências da Natureza com uma aula enriquecedora sobre o método científico.

O espaço dispõe de vidrarias importantes para experimentos e análises, como a proveta, que mede volumes de líquidos; o copo Becker, frasco usado para misturar soluções; e o tubo de ensaio, onde se realizam testes, entre outros recursos tecnológicos.

Com essa estrutura em mãos, os jovens mergulharam no universo da ciência para desenvolver habilidades de trabalho em equipe e gestão de recursos, utilizando óleo, vinagre, detergente, álcool, corante, pimenta-do-reino, orégano e muito mais.

“Consegui absorver a ciência de uma forma muito mais objetiva e clara. Quando colocamos em prática aquilo que lemos e escrevemos, conseguimos comprovar nossas pesquisas e ideias. Assim, a gente aprende e não só decora”, confessa a aluna Maria Gabriela.

s
Com essa estrutura em mãos, os jovens mergulharam no
universo da ciência


A dinâmica da aula surpreendeu o aluno Antônio Menezes, que adorou a experiência prática. “Foi interessante, porque a gente teve que entender como fazer o experimento e depois explicar para a turma. Que dinâmica incrível”, avalia.

Idealizada pela professora de Ciências da Natureza, Laura Monge, a atividade prática permite que os estudantes vivenciem cada etapa do método científico, desde a formulação de hipóteses até a análise de resultados, promovendo um aprendizado ativo e colaborativo.

“Ao utilizar recursos compartilhados, como equipamentos de laboratório, materiais de pesquisa e ferramentas digitais pelo seu notebook, os estudantes desenvolveram habilidades imprescindíveis para a aprendizagem. Além disso, essa abordagem incentiva a troca de ideias e a resolução conjunta de problemas, enriquecendo o processo de aprendizagem”, pontua Laura.

A professora ainda destaca que a aula torna o aprendizado mais significativo e relevante para os estudantes. “Dessa forma, eles podem observar diretamente os fenômenos estudados, realizar experimentos e validar suas hipóteses, o que contribui para a construção de um conhecimento sólido e duradouro”, conclui.

Texto: Fernanda Nazário

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SESI-MT - ​​Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555