Conselho Temático de Relações do Trabalho destaca importância da saúde mental e qualificação profissional para PCDs
.jpeg)
A atualização da NR-1, normativa que estabelece diretrizes relacionadas à segurança e saúde no trabalho, foi tratada durante a primeira reunião do Conselho Temático de Relações do Trabalho (CRT) da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt).
Com a mudança as empresas terão que incluir a saúde mental na gestão de riscos dos colaboradores, o que demandará apoio e uma equipe multidisciplinar para atender as novas diretrizes.
“É essencial o trabalho do Serviço Social da Indústria (Sesi MT) para auxiliar as indústrias nesse processo de deve ter uma abordagem preventiva, identificando e mitigando os fatores de risco para um ambiente de trabalho sadio”, pontuou o presidente do CRT, Claudio Ottaiano. Para isso, foi elaborada uma cartilha com orientações, clique aqui.
.jpeg)
Segundo o Observatório de Segurança e Saúde do Trabalho (Smartlab), de 2012 a 2022, em Mato Grosso, mais de 81 mil afastamentos por doenças ocupacionais estavam relacionados à saúde mental. Isso representa 11,9% de todas as patologias.
Durante a reunião, também foi apresentado os resultados preliminares do +Possibilidades, programa de qualificação profissional para pessoas com deficiência (PCD) no setor de bioenergia de Mato Grosso. A iniciativa foi criada por meio de uma parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai MT), a Superintendência Regional do Trabalho de Mato Grosso (SRTE/MT) e a Bioind MT.
Mais de 300 PCDs já foram capacitados em10 cidades de Mato Grosso. A parceria envolveu 13 indústrias associadas ao Bioind-MT.
O Conselho
O Conselho Temático de Relações do Trabalho - CRT, formado por empresários industriais e representantes de entidades tem por objetivo atuar e propor medidas, fortalecendo a liderança na representação da indústria na área de relações do trabalho.
Texto e fotos: Vívian Lessa