Parceiros do Multiação recebem selo por responsabilidade social em noite de celebração
Os parceiros do Multiação celebraram, nesta terça-feira (10.12), os mais de 600 mil atendimentos acumulados nos 11 anos da iniciativa. Em uma noite especial de fortalecimento do compromisso social com a população, a Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt), o Serviço Social da Indústria (Sesi) e a Rede Matogrossense de Comunicação (RMC) homenagearam as instituições voluntárias do projeto com a entrega do selo e certificado de Empresa Socialmente Responsável. Na oportunidade, o grupo também lançou o cronograma de 2025.
Os atendimentos na área de oftalmologia são um dos serviços mais procurados, e a Associação Mato-grossense de Oftalmologia (AMO) exerce um papel fundamental no projeto. Feliz em receber o selo, a presidente da entidade, Carolina Marquezan, afirma que oportunizar às pessoas uma visão melhor é o combustível para integrar a iniciativa. “A gente faz os atendimentos com muito amor. Ter esse selo realmente mostra o quão gratificante é nosso trabalho. Oportunizar uma visão melhor a alguém é dar a chance de a pessoa viver uma vida mais feliz”, destaca.
Orgulhosa de integrar esse time de peso, a coordenadora de relacionamento da Amigo Internet celebra o reconhecimento. “Me sinto honrada em estar aqui, em fazer parte dessa iniciativa que ajuda os mais necessitados.” O desembargador do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), Aguimar Peixoto, fez uma retrospectiva da parceria, iniciada em 2022, e destacou a justiça social como ferramenta transformadora da sociedade. “Nossa instituição tem a honra de participar dessa ação, que está alinhada às nossas bandeiras. Estou feliz pelo resultado alcançado”, disse o desembargador.
A união faz a força
A homenagem aos parceiros foi um gesto singelo e significativo orquestrado pela Fiemt, por meio do Sesi, juntamente com a RCM, com o objetivo de materializar a importância de cada empresa para a transformação social. O diretor-geral do grupo RMC, Nicomedes Silva Filho, usou o bordão popular “a união faz a força” para marcar esse momento. “Este tipo de ação sempre esteve no DNA da RMC, e é bom saber que outras instituições também compartilham desse mesmo desejo: o de ajudar o próximo. Por isso, entregar a elas o selo reforça seu papel na sociedade”, afirmou.
O diretor de Programação, Entretenimento e Comunicação da RMC, Ulisses Serotini, destacou que, graças a esse objetivo comum entre os parceiros, foi possível a realização de cirurgias ortopédicas em pacientes que aguardavam anos pelo procedimento. [veja vídeo abaixo]. “Esse tipo de realização nos deixa muito felizes. E por isso estamos entregando o certificado de responsabilidade social, para evidenciar o impacto dessas empresas no Multiação.”
As equipes do Sesi, que montam a estrutura do evento, enfrentam sol e chuva para entregar espaços adequados e seguros aos voluntários. Essa determinação é vista com respeito e carinho pelo superintendente regional do Sesi, Alexandre Serafim. “Nem o calor, nem o tempo nublado, nem o risco iminente de chuva intimidam nossa equipe aguerrida. Então aproveito este momento para parabenizá-los pelo trabalho que exercem no evento. Eles montam cerca de 50 tendas e são responsáveis por instalar 20 unidades móveis de saúde, além de outras partes da estrutura do evento.”, complementou Serafim.
O presidente do Sistema Fiemt, Silvio Rangel, faz um balanço positivo das seis edições realizadas em 2024 e projeta o aumento dos atendimentos para 2025. “No ano que vem, teremos sete edições: três no interior, duas em Cuiabá e duas em Várzea Grande. Vai ser um desafio para a gente, mas, ao lado dos mais de 40 parceiros, vamos conseguir aumentar os atendimentos e alcançar as pessoas mais vulneráveis, que precisam dos nossos serviços, especialmente os de saúde, que são os mais procurados”, finalizou.
Balanço
Somente neste ano, foram realizados 34.627 atendimentos, que contribuíram para a redução da desigualdade de acesso à saúde, cidadania, cultura, educação e lazer. A primeira edição ocorreu em Várzea Grande, no bairro Parque das Nações, seguida pela edição no bairro São João Del Rey, em Cuiabá. Depois, a iniciativa partiu para o interior do estado, passando por Rondonópolis, no Residencial Padre Lothar; Sinop, no bairro São Cristóvão; e Tangará da Serra, no bairro Vila Esmeralda, retornando para Cuiabá, no Residencial Altos do São Gonçalo.
Entre os serviços oferecidos, destacaram-se consultas oftalmológicas, ortopédicas, odontológicas, clínicas gerais, pediátricas, urológicas, cardiológicas, além de atendimentos de nutrição, biomedicina, hematologia, infectologia, vacinação e exames. A diversidade de especialidades disponíveis foi um dos pontos altos do evento, atendendo às variadas necessidades da população local. Serviços de cultura, cidadania, educação e lazer também foram imprescindíveis às comunidades.
A população contou ainda com encaminhamento para vagas de estágio e emprego; doação de roupas e mudas; corte de cabelo; design de sobrancelhas; acesso a alimentos nutritivos; além de orientações sobre benefícios previdenciários e assistenciais do INSS, entre outros.
Confira os parceiros de 2024
São parceiros do Multiação: Associação Mato-grossense de Oftalmologia; Águas Cuiabá; Sicredi; Bom Futuro; Café Brasileiro; Oncovida; Centro de Patologia e Citologia; Clínica Genus; Clínica Revivere; Clínica Veterinária Mato Grosso; Comando Geral da Polícia Militar; Ecoponto Sindirecicle; Energisa; Exército Brasileiro; Grupo Imagens Medicina Diagnóstica; Hospital Amecor; Hospital Santa Helena; Hospital São Judas Tadeu; Help Vida; Hemocentro; Instituto Euvaldo Lodi (IEL); INSS; Instituto Ação Verde; Instituto Embelleze; Laboratório Carlos Chagas (Grupo Sabin); MTU; Amigo Internet; Pró Ótica; Puríssima; Refrigerantes Marajá; Rotary; Sebrae; Senai; Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP); Tribunal Regional do Trabalho 23ª Região; Unic; Unimed; Uniodonto e Univag.
Cronograma 2025
Em 2025, serão realizadas sete edições. A primeira ocorrerá no dia 22 de março, em Cuiabá. Em 17 de maio, as ações seguem para Rondonópolis. No dia 14 de junho, a caravana chega a Várzea Grande. Em 16 de agosto, o projeto desembarca em Sinop. Na quinta edição do ano, o time retorna para Cuiabá, no dia 19 de setembro. No dia 25 de outubro, será a vez de Tangará da Serra receber a iniciativa. Fechando o cronograma do ano, em 29 de novembro, as ações ocorrerão em Várzea Grande.
Texto: Fernanda Nazário
Confira vídeos e fotos