Emoção marca formatura dos alunos do Novo Ensino Médio do Sesi Escola de MT
Alegria, orgulho e gratidão predominaram na formatura dos 110 alunos do Novo Ensino Médio do Sesi Escola Cuiabá e Várzea Grande. Após anos de dedicação, os jovens concluíram com êxito os estudos, garantindo também o diploma técnico em Desenvolvimento de Sistemas, Mecânica Industrial e Eletrotécnica, cursos realizados em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
A Fetec Senai, em Cuiabá, transformou-se em um verdadeiro palco de celebração para os formandos. Com uma bagagem cheia de conhecimento, eles encerraram esse ciclo prontos para os desafios do futuro e preparados para se destacar no mercado profissional. Júlia Vargas, integrante premiada da equipe de robótica Dumonters, agradeceu pelas experiências vivenciadas durante sua trajetória.
“Aprendemos desde cedo como funciona uma empresa, o que nos torna destaque no mercado. Sabemos elaborar um plano financeiro e uma matriz SWOT. Além disso, tenho orgulho das premiações que alcancei nesse período. Elas enriquecem meu currículo. Espero que, em breve, eu esteja formada em Mecânica e atuando em uma empresa de grande porte”, planeja Júlia, que agora é técnica em Mecânica Industrial.
A escola também trouxe transformações profundas para alunos como Felipe Gabriel Saboya. Antes tímido, Felipe enfrentava dificuldades para se relacionar e aprender. No ensino médio, porém, ele vivenciou momentos marcantes, especialmente no universo robotiquers. “Conheci novas pessoas, fiz networking e viajei para regiões diferentes. Isso me ajudou muito. Perdi a timidez e agora consigo me expressar melhor em várias situações sociais”, compartilha Felipe, orgulhoso de sua evolução.
O jovem ainda descobriu sua paixão pela Eletrotécnica, curso técnico que o inspirou a querer seguir carreira em Engenharia Elétrica. “As aulas práticas, a preparação para o Enem, o plano pessoal de estudo e a Escola da Inteligência foram incríveis. Essas experiências moldam nosso futuro e ajudam no emocional. Sou grato ao Sesi e ao Senai por essa oportunidade”, celebra.
Heitor Schornak Aragão encerrou seus estudos com chave de ouro. Ele recebeu dois certificados de Aluno Destaque, sendo um em Ciências Humanas e outro no curso técnico em Desenvolvimento de Sistemas. “Passei pelas três modalidades de robótica do Sesi: a FLL, F1 e FTC. Quero seguir a carreira técnica, e os certificados mostram que estou no caminho certo”, afirma Heitor.
Enquanto os alunos comemoram a nova etapa de suas vidas, os professores experimentam um misto de saudade e felicidade. Laura Monge, professora de Ciências da Natureza e da Escola da Inteligência, reflete sobre esse momento único. “É um momento muito especial, mas também desafiador, pois nos despedimos dos alunos. Ao mesmo tempo, ficamos felizes, pois sentimos que cumprimos nossa missão”, comenta Laura.
A mãe da aluna Mariane Ramos, Elaine Nascimento, vibrou na cerimônia na mesma frequência que a filha. “Estou tão contente que não consigo mensurar. Estou vibrante, feliz e emocionada.” Já Deusdete Barbosa, pai da formanda Débora Barbosa, falou sobre a satisfação de ver a filha finalizando o Ensino Básico em uma escola conceituada. “Para mim, é uma satisfação imensa ela passar por esse ensino antes de ir para a faculdade”, complementa.
Vivências eternizadas
O superintendente do Serviço Social da Indústria (Sesi), Alexandre Serafim, parabenizou os formandos e agradeceu às famílias pela confiança nas instituições. “Agradeço a vocês por confiarem em nós e permitirem que seus filhos, sobrinhos ou netos mergulhassem em uma aprendizagem focada nos desafios do presente. Hoje, entregamos mais que diplomas; entregamos vivências que serão eternizadas na vida deles. Eles concluem o ensino médio com o diferencial do Sesi: o desenvolvimento das habilidades necessárias para o futuro profissional”, enfatizou Serafim.
Muito além das estruturas contemporâneas, as Escolas Sesi de Referência de Mato Grosso alcançaram padrões de qualidade reconhecidos nacionalmente. Seus espaços inovadores incluem salas de música, robótica, oficinas de Libras, laboratórios, auditório, biblioteca, cantina Nutre Mais, quadras esportivas e muito mais, reafirmando o compromisso com o aprendizado de excelência e o desenvolvimento integral dos alunos.
O gerente de Educação do Sesi-MT, Fernando Pereira, faz uma retrospectiva de 2019, quando o Sesi foi a instituição pioneira no estado na adaptação do currículo do Ensino Médio, até o momento atual. “Estamos na segunda geração de formandos nesse modelo e seguimos priorizando um ensino eficaz, que gere resultados na vida do estudante. É satisfatório ver esses jovens finalizando essa etapa prontos para iniciarem os próximos desafios”, pontua Fernando.
Texto: Fernanda Nazário
Foto: Rayane Gazola