Voltar

Sistema Fiemt celebra inclusão e homenageia aprendizes com deficiência

05/12/2024 - 09h01
aprendizes
O presidente do Sistema Fiemt, Silvio Rangel, recepcionou
os aprendizes, ao lado dos gestores da Fiemt e IEL, Sesi e
Senai. Foto: Viviane Saggin


Na semana alusiva ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, comemorado em 03 de dezembro, o Sistema Fiemt realizou, nesta quarta-feira (04/12), uma homenagem especial a 18 aprendizes com deficiência que integram as equipes das áreas técnicas da organização. O evento, repleto de emoção, reconheceu o esforço e dedicação desses profissionais que estão na fase prática de seu programa de formação.

O presidente do Sistema Fiemt, Silvio Rangel, recepcionou os aprendizes e ressaltou que a homenagem representa um marco importante na promoção da diversidade e inclusão no ambiente corporativo. "É uma oportunidade para valorizar o potencial dos aprendizes e reafirmar nosso compromisso em construir um espaço mais acessível e igualitário para todos", afirmou. Ele também destacou a importância da inclusão: "Nosso objetivo vai além de cumprir as legislações; queremos promover uma verdadeira transformação social, que abra portas para novas oportunidades e garanta uma inclusão efetiva.”

O encontro também contou com a presença do diretor regional do Senai MT, Carlos Braguini, e dos superintendentes da Fiemt e do IEL, Fernanda Campos, e do Sesi MT, Alexandre Serafim.

Faena Kalinowski, 26 anos, autista e atuando na área de projetos do Sesi, compartilhou sua gratidão pela oportunidade: “Quando comecei, confesso que estava receosa devido às experiências passadas. Mas ao ver outras pessoas como eu nas salas, encontrei força. Não estava sozinha enfrentando desafios, havia mais pessoas. Ao longo desse ano e meio, formamos laços fortes, como com Matheus, Daniel e Álvaro. Embora tenha encontrado dificuldades, especialmente em matemática, com o apoio de Murilo, consegui superar e aprender.”

Faena afirmou ainda que a experiência foi transformadora, destacando que, muitas vezes, pessoas com deficiência e autistas são vistos como incapazes, mas ela está determinada a mostrar seu potencial. "Somos capazes, trabalhamos, temos habilidades e buscamos sempre nos desafiar para provar nossa capacidade. Sou imensamente grata por essa oportunidade", disse.

pcds
18 aprendizes com deficiência que integram as equipes das
áreas técnicas da organização. Foto: Viviane Saggin


Matheus Martins, 22 anos, atua na área técnica do Senai desde abril de 2023. Ele compartilhou a emoção da experiência: “Sou muito grato pela oportunidade e pelo reconhecimento que recebemos. Isso demonstra a humanidade dos gestores, que realmente buscam entender quem somos e o que podemos agregar. Eles nos ouvem, mesmo diante das dificuldades, e o Sistema Fiemt está abrindo portas para pessoas com diferentes tipos de deficiência.”

O jovem ressaltou a troca de aprendizado com os colegas: "No meu caso, tenho baixa visão — cerca de 20% no olho esquerdo — e gosto de mostrar como me adapto, usando leitor de tela e mouse. Sempre que preciso, eles estão prontos para ajudar, assim como estou disposto a auxiliar quem precisar."

Joice Santos, de 39 anos e cega, está na área da Alimentação Social do Sesi, no programa Nutre Mais, e expressou sua gratidão pela inclusão oferecida: “Essa experiência tem sido incrível e muito gratificante. Tenho aprendido muito e, principalmente, mostrado que somos capazes. Antes, eu trabalhava sozinha, e atuar em equipe foi desafiador no início. Tive medo, ansiedade e insegurança, pensando em como desempenharia minhas tarefas sendo a única pessoa com deficiência. Mas fui muito bem acolhida por todos, desde o vigilante até os colegas da equipe de nutricionistas. Hoje, trabalhar com a equipe da Nutre Mais tem sido uma experiência enriquecedora. Sou imensamente grata ao Sistema Fiemt por essa oportunidade.”

O diretor regional do Senai MT, Carlos Braguini, destacou a importância de encarar desafios como oportunidades de crescimento. "Adotem sempre uma mentalidade voltada para resolver problemas, com apoio dos colegas e líderes. Na nossa cultura, valorizamos a mentalidade de crescimento, que inclui resiliência diante das dificuldades. Nem todos os dias serão fáceis, mas cada um oferece uma nova chance de aprendizado e evolução."

Braguini também ressaltou que a criação de um ambiente inclusivo beneficia a todos: "Pessoas sem deficiência também têm a oportunidade de desenvolver empatia para lidar com colegas com necessidades específicas. O diálogo e a troca de experiências são essenciais para construir uma instituição mais inclusiva e forte."

pcds
O programa Mais Possibilidades, lançado pelo Senai MT
em 2023, é pioneiro na capacitação e inclusão.
Foto: Viviane Saggin


Mais Possibilidades: uma referência nacional

O programa Mais Possibilidades, lançado pelo Senai MT em 2023, é pioneiro na capacitação e inclusão de pessoas com deficiência nas indústrias de bioenergia. Com o apoio da Superintendência Regional do Trabalho de Mato Grosso e da Bioind-MT (Indústrias de Bioenergia de Mato Grosso), a iniciativa já capacitou mais de 300 pessoas em 10 cidades do estado, em parceria com 13 indústrias.

Denise Molina, coordenadora de Inclusão e Responsabilidade Social do Senai MT, acompanha cada etapa do programa, desde a mobilização do público-alvo até a preparação das empresas para receber esses profissionais. Ela foi bastante citada durante a homenagem. "Nosso foco é garantir que essas pessoas não apenas adquiram conhecimento, mas também sejam acolhidas em um ambiente de trabalho inclusivo e respeitoso", explicou emocionada.

A iniciativa também reforça o cumprimento da Lei de Cotas (Lei 8.213/91), que exige que empresas com mais de 100 funcionários reservem vagas para pessoas com deficiência. Esse compromisso é fruto da parceria entre o Senai MT, o Sesi MT e a Inspeção do Trabalho de Mato Grosso, por meio do projeto de Inserção de Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho.

Desde 2020, o programa de aprendizagem tem oferecido 900 horas de formação profissional, adaptando-se aos desafios da pandemia e contribuindo para a inserção de pessoas com deficiência no Sistema Indústria e no mercado de trabalho em geral.

Texto: Viviane Saggin

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SESI-MT - ​​Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555