Sesi apresenta modelo de gestão e portfólio de projetos educacionais ao Governo de Mato Grosso
O Diretor-Superintendente do Sesi Nacional, Rafael Lucchesi, esteve reunido, na quinta-feira (21.11), em Cuiabá, com o Governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, e a equipe da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). A agenda teve como objetivo apresentar o modelo de gestão do Sesi na educação e discutir possíveis parcerias estratégicas entre o Sistema Sesi e o Governo do Estado.
Durante o encontro, foi apresentado um portfólio de iniciativas educacionais que podem ser implementadas em Mato Grosso, incluindo tecnologias educacionais, gestão escolar, formação de professores, espaços de aprendizagem e o Sistema Sesi Educação. O objetivo é potencializar a educação pública no estado, ampliando a oferta de serviços de excelência e fortalecendo o impacto positivo na sociedade.
Com 457 escolas e cerca de 300 mil alunos em todo o Brasil, o Sesi é a maior rede privada de educação do país e tem o compromisso com a inovação educacional e a formação de qualidade, posicionando-se como um parceiro estratégico para apoiar o setor público na conquista de uma educação de excelência.
O governador Mauro Mendes destacou o avanço na educação de Mato Grosso, que vem apresentando bons resultados por meio de diversas ações, como a melhoria de infraestrutura, capacitações e projetos inovadores. Ele destacou a relevância do diálogo para fortalecer a educação pública. "Hoje tivemos um importante diálogo com o Sistema S, por meio do Sesi e do Sistema Fiemt, sobre uma parceria e a contribuição de sua experiência em um sistema educacional já amplamente difundido no Brasil e conhecido por sua eficiência. Identificamos sinergias, pontos comuns e formas de cooperar para continuar avançando na educação pública de Mato Grosso, que tem melhorado nos últimos anos, mas que ainda exige importantes passos."
Para Rafael Lucchesi, o encontro reforça o compromisso do Sesi com a transformação educacional no país. "É uma alegria estar com o governador Mauro Mendes, que é um homem brilhante, ex-presidente da Federação das Indústrias e hoje dirige com grandes resultados o Governo de Mato Grosso. Para nós, do Sesi, a possibilidade de uma cooperação com o governo do estado nessa agenda educacional é transformadora. A educação é o caminho da cidadania, da produtividade e da geração de riqueza. Essa é a educação do futuro."
O presidente do Sistema Fiemt, Silvio Rangel, também ressaltou a importância da parceria. "A missão do Sistema Fiemt é contribuir para o desenvolvimento do estado e da nossa indústria. O Sesi tem um papel fundamental nesse processo, apoiando a formação de futuros profissionais, seja por meio de suas escolas de excelência, seja na contribuição direta com o sistema público de ensino. Essa sinergia entre o público e o privado é o que pode levar a educação de Mato Grosso a novos patamares."
A reunião contou ainda com a participação do Superintendente do Sesi Mato Grosso, Alexandre Serafim, e do Secretário de Educação de Mato Grosso, Allan Porto.
Texto: Ana Rosa Fagundes