Corrida do Sebrae marca o fim do Circuito Sesi de Corrida de Rua em Cuiabá e VG
A Corrida Sebrae de Empreendedores, realizada neste domingo (24.11), nas ruas da capital, marcou o encerramento do Circuito Sesi de Corrida de Rua em Cuiabá e Várzea Grande. Com o tema “Cuide-se”, a última etapa da iniciativa promoveu o autocuidado por meio do esporte, incentivando uma vida mais saudável e equilibrada.
As competições do Circuito tiveram início em maio, com a etapa Movimente-se, seguida por Alimente-se Bem e Mentalize, sendo concluídas com o incentivo ao cuidado integral. Os atletas do Pelotão Sesi na Pista que participaram das quatro etapas conquistaram uma medalha que, ao final, formava uma mandala.
Sandra Rosa, de 38 anos, é frequentadora assídua das provas e terminou todas elas em primeiro lugar. “Encerrar a Corrida do Sebrae no topo do pódio é um resultado que eu já esperava; treinei muito para isso. Concluo a disputa feliz da vida porque consegui participar de todas as etapas, e isso me deixa emocionada”, destacou Sandra.
Adélcio Luiz Pereira, de 43 anos, funcionário da Solar Coca-Cola, é a prova de que o esporte é um caminho eficaz para o autocuidado. Ele corre desde 2009 e encontrou nas pistas o apoio necessário para perder peso. “Eu pesava 75 quilos e não corria 100 metros. Hoje, tenho 60 quilos e corro até 21 quilômetros”, comemorou.
Adélcio completou o percurso de 7 km da Corrida do Sebrae sem dificuldade e ainda aproveitou para relaxar na tenda do Sesi, que ofereceu serviços como massagens de recuperação muscular (recovery), crioterapia, hidratação e lanches saudáveis. “Gostei do espaço. Aqui a gente chega e relaxa após todo esse estresse muscular”, comentou.
A Corrida Sebrae de Empreendedores reuniu, no Parque Tia Nair, cerca de 3 mil atletas. Entre os corredores estavam os integrantes do Pelotão Sesi na Pista. O grupo é composto por trabalhadores da indústria, profissionais do Sistema Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) e alunos do programa Sesi na Pista, desde que comprovem assiduidade nas aulas por pelo menos três meses.
Ao final das etapas, o Sesi levará o atleta mais bem colocado nas provas do Circuito realizadas em Cuiabá e VG para uma competição nacional. “A gente completa a etapa com sentimento de gratidão de ter atingido o objetivo de motivar as pessoas a adotarem um estilo de vida equilibrado com a prática de exercícios físicos e alimentação saudável”, destaca a coordenadora de Promoção da Saúde do Serviço Social da Indústria (Sesi-MT), Dayne dos Santos.
Circuito Sesi de Corrida de Rua
O evento foi um dos contemplados pelo Edital Circuito Sesi de Corrida de Rua, lançado pelo Sesi MT em 2024. Esta é a quinta competição do edital. A primeira foi a 3ª Corrida de Combate ao Trabalho Escravo, realizada em maio, em Cuiabá, seguida da corrida e caminhada Mexa-Se: Quem Ama Se Cuida 2024, que aconteceu em Sinop, no mês de julho.
Já a 2ª Corrida Refrigerantes Marajá foi a terceira disputa do Circuito, realizada em Várzea Grande, em agosto, e a 24ª Corrida Homens do Mato, ocorrida no dia 17 de novembro, foi a quarta prova contemplada pelo Circuito.
O município de Rondonópolis também receberá o Circuito, com a Corrida Acir Rondon agendada para o dia 8 de dezembro. No interior, no entanto, os temas são trabalhados de forma geral.
Texto: Fernanda Nazário
Foto: Rayane Gazola