Alunos do Sesi Escola finalizam jornada de estudos com apresentação de Trabalho de Conclusão de Curso
Alunos do 3º ano do ensino médio do Sesi Escola de Cuiabá estão concluindo sua jornada de estudos. Como parte do encerramento dos últimos três anos de aprendizagem, eles apresentaram os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs). As turmas cursaram a educação básica integrada à formação técnica e profissional, implementada pelo Sesi Escola e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai MT).
O objetivo da apresentação dos TCCs foi proporcionar aos estudantes do curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas a oportunidade de demonstrar, na prática, os conhecimentos adquiridos ao longo de sua formação. Além disso, o evento tornou-se uma vitrine para o desenvolvimento de habilidades como a capacidade de resolver problemas e a comunicação eficaz, aspectos fundamentais para a vida acadêmica e profissional.
Para o professor Fábio Farias, do curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas, os trabalhos evidenciaram a superação e as conquistas dos estudantes, marcando de forma positiva o início de suas carreiras. “Mesmo enfrentando o nervosismo inicial, eles demonstraram maturidade e domínio sobre os projetos apresentados. A evolução acadêmica e técnica de cada um ficou clara durante as apresentações, destacando não apenas a capacidade de aplicar os conceitos aprendidos, mas também o compromisso com a qualidade dos trabalhos desenvolvidos”, pontua.
Luis Felipe de Lira confessa que, inicialmente, ficou nervoso, mas, como dominava o assunto, logo se acalmou. “Esse evento foi bastante importante porque colocamos em prática tudo que aprendemos este ano na matéria técnica e que levaremos para a vida inteira. Na hora de apresentar, bateu um nervosismo, mas logo superei, e deu tudo certo”, conta Luís.
A coordenadora pedagógica da unidade escolar, Heloísa Borges, parabeniza os jovens pela conquista. “É muito satisfatório ver os discentes cruzando a etapa final de uma jornada rica de aprendizagem, desafios e vitórias. O TCC sela essa transição da vida de estudante para a vida profissional que espera eles no futuro”, diz.
Texto: Fernanda Nazário