Circuito Sesi de Corrida de Rua: Etapa Mentalize fomenta cuidado com a saúde mental na 24ª Corrida Homens do Mato
Em um fim de semana dedicado à valorização da saúde por meio do esporte, a 24ª Corrida Homens do Mato reuniu, no domingo (17.11), mais de 2.500 pessoas. O Pelotão Sesi na Pista brilhou em mais uma disputa, alcançando o pódio nas categorias feminina e masculina da prova. A competição marcou a terceira etapa do Circuito Sesi de Corrida de Rua: Mentalize!, que fomenta o cuidado com a saúde mental para uma vida com mais qualidade.
“A saúde mental é um tema urgente, e é imprescindível incluí-lo no ambiente de trabalho, no lazer, no seio familiar, em todos os espaços possíveis. O Sesi entende a importância do assunto. Por isso, decidimos fomentá-lo nesta etapa do Circuito, com o objetivo de sensibilizar as pessoas para o cuidado com a mente”, explica a coordenadora de Promoção da Saúde do Serviço Social da Indústria (Sesi-MT), Dayne dos Santos.
Muito mais do que correr, a prática esportiva é uma modalidade de atividade física que ajuda a promover a sensação de bem-estar, prazer e alegria, entre outros benefícios, conforme destaca a psicóloga do Sesi-MT, Patrícia Souto. “Ao correr, trabalhamos os neurotransmissores, como dopamina, serotonina e noradrenalina, contribuindo para manter a qualidade da nossa mente”, enfatiza.
Pelotão no pódio
Disposta a driblar as armadilhas da mente, essa galera de peso do Pelotão superou o calor de domingo e o percurso de 5 km e 10 km, com largada e chegada em frente ao Quartel do Comando Geral da PMMT, na Avenida Historiador Rubens de Mendonça. Figurinha carimbada nas pistas de Cuiabá, Sandra Rosa, 38, faturou o 1º lugar na categoria feminina do Circuito e da competição geral.
“Estou feliz. Me preparei bastante para mais essa vitória. Sigo uma planilha de treinos intensos para alcançar meus objetivos. A prova foi maravilhosa, e a organização do Sesi, como sempre, estava incrível”, destaca Sandra, que concluiu o percurso de 5 km.
Quem também está com o sorriso estampado no rosto é Wellington Mota, 35, da indústria Química CMT, que conquistou o 1º lugar na categoria masculina do Circuito e da competição geral pelo trajeto de 5 km. Para ele, a conquista significa superação pessoal. “Apesar do percurso com muitas subidas e descidas, o resultado foi satisfatório e condizente com o meu treinamento. Estou muito feliz”, celebra o atleta.
Ao fim da disputa, os competidores do Pelotão tiveram uma recepção calorosa promovida pelo Sesi na Pista. O atendimento foi digno de estrelas, com massagens de recuperação muscular (recovery), crioterapia, hidratação e lanches saudáveis.
“A tenda do Sesi é sensacional, com uma das melhores estruturas. Aprimora a condição do atleta com massagens e comidas saudáveis. O corredor se sente acolhido”, conta o estudante de engenharia sanitária João Magalhães, 18. Ele correu 10 km, mas se sentiu mal no trajeto e recuperou as forças ao desfrutar dos serviços da tenda.
O Pelotão Sesi na Pista é formado por trabalhadores da indústria, profissionais do Sistema Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) e alunos do Sesi na Pista que estejam há pelo menos três meses no programa, desde que comprovem assiduidade nas aulas.
Corrida Kids
A criançada também teve seu momento de glória. No sábado (16.11), o Pelotãozinho Sesi na Pista, composto pelos filhos dos trabalhadores da indústria, suou a camisa em percursos mais curtos. A turminha de 4 a 6 anos correu 500 m, enquanto a de 7 a 9 anos percorreu 700 m. Já a galerinha de 10 a 12 anos superou 1 km de prova. O circuito dessa turma foi cuidadosamente planejado, com obstáculos de subida e descida, além de uma falsa lama pra lá de divertida.
A corrida é uma realização da Polícia Militar de Mato Grosso. O time da indústria concorreu a medalhas e troféus personalizados alusivos ao Circuito Sesi de Corrida de Rua, reconhecendo os talentos individuais de ambos os gêneros e incentivando a competitividade saudável.
Circuito Sesi de Corrida de Rua
O evento foi um dos beneficiários do Edital Circuito Sesi de Corrida de Rua, lançado pelo Sesi-MT em 2024. Esta é a quarta competição do edital. A primeira foi a 3ª Corrida de Combate ao Trabalho Escravo, realizada em maio, em Cuiabá, seguida da corrida e caminhada Mexa-Se: Quem Ama Se Cuida 2024, ocorrida em Sinop, no mês de julho. Já a 2ª Corrida Refrigerantes Marajá foi a terceira disputa do Circuito, realizada em agosto.
O Circuito é dividido em etapas, sendo quatro realizadas entre as cidades de Cuiabá e Várzea Grande. As provas têm os temas Movimente-se, Alimente-se Bem, Mentalize e Cuide-se. Após cada corrida, os participantes ganham uma medalha que formará uma mandala simbolizando as etapas ao final do circuito.
O município de Rondonópolis também receberá o Circuito. No entanto, no interior, os temas serão trabalhados de maneira geral. Ao final das etapas, o Sesi levará o atleta mais bem colocado no Circuito para uma competição nacional.
Texto: Fernanda Nazário
Fotos: Rayane Gazola