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Aula de campo explora o patrimônio histórico-cultural de Cuiabá

07/11/2024 - 08h53
aula de campo centro histórico
Misc recebeun o nome de um famoso fotógrafo, apelidado
de Chau, e abriga um rico acerso de imagens, doas quais
mais de sete mil estão catalogadas. Foto: Divulgação

Cerca de 40 estudantes do Ensino Médio, do Sesi Escola Cuiabá, acompanhados de seus professores, fizeram uma visita pedagógica ao Centro Histórico da Capital mato-grossense, na terça-feira (05.11). A atividade, que faz parte da Prova Integradora da área de Linguagens: Imersão na Cultura Regional”, consistiu em um roteiro de intervenções históricas e artístico culturais em ruas e praças dessa região da cidade.

O percurso teve início na Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito onde os professores abordaram os fatos históricos desde o período da colonização, traçando uma linha do tempo, passando por locais como calçadão, museus e biblioteca. O centro histórico de Cuiabá reúne os primeiros monumentos e o casario construído nas vias urbanas abertas a partir da descoberta de ouro, em 1721, que compõem o conjunto arquitetônico, urbanístico e paisagístico de tombado pelo Iphan, em 1973.

A arquitetura da área urbana inicial, como em outras cidades históricas brasileiras, é tipicamente colonial, mas com o tempo sofreu modificações e adaptações a outros estilos (neoclássico e eclético, entre outros).

O centro relaciona-se com a configuração urbana construída até o final do período colonial e corresponde à área central da capital do Estado de Mato Grosso. Em cada espaço histórico-cultural do Centro Histórico, os alunos tiveram conheceram sobre os patrimônios materiais e imateriais.

Com um roteiro que incluía visitas a monumentos e locais históricos, como a Igreja de São Benedito, o Museu da Imagem e do Som Lázaro Papazian (Misc), o calçadão histórico o Palácio da Instrução, finalizando o roteiro no Museu De Arte Sacra de Mato Grosso os alunos puderam observar para além arquitetura colonial marcada no centro histórico e entender o contexto de cada ponto.

aula de campo centro histórico
AIgrejade Nossa Senhora do Rosario eSão Beneditoé um
dos marcos de fundação da cidade deCuiabá, construída
em arquitetura de terra em torno de 1730. Foto: Divulgação

Para Pedro Paulo dos Santos, do 2º ano, a visita foi um momento especial de conexão com a cultura local. “A visita ao centro histórico de Cuiabá foi uma oportunidade única para conhecer a nossa cultura e entender melhor a história da cidade. Ver de perto construções antigas e monumentos que marcaram o passado nos faz perceber a riqueza cultural que temos. É muito importante conhecermos e discutirmos o passado e o presente,” destacou ele, entusiasmado com a experiência.

Antônio Otávio compartilhou uma reflexão sobre o valor dessa experiência fora da sala de aula. “O mais interessante foi aprender sobre a arquitetura colonial e os detalhes preservados até hoje. Esse tipo de aula nos conecta com o que estamos estudando e desperta muito mais interesse. Como a professora ressaltou, passamos todos os dias por esses espaços e não nos damos conta de o quanto eles são importantes e contam a história da nossa cultura. Foi muito bom conhecer mais sobre como era nossa Capital e como ela se transformou,” afirmou.

Letícia Pereira, aluna do 1º ano, também destacou como a aula de campo contribuiu para fixar o conteúdo de forma prática e dinâmica. “Gostei muito de visitar os pontos históricos. A aula de campo é muito mais dinâmica, e isso nos ajuda a memorizar melhor o conteúdo. Vou citar um exemplo que foi a redação do Enem, que versou sobre a importância da valorização e do conhecimento sobre as culturas antigas e a história do nosso passado,” explicou Letícia, relacionando a experiência com temas atuais.

Para Manuelle, do 2º ano, a atividade reforçou o sentimento de pertencimento e respeito pela história local. “Foi emocionante andar pelas ruas antigas de Cuiabá e ouvir as histórias que construíram a cidade. A experiência ajudou a fortalecer o meu sentimento de pertencimento e valorização pela cultura local,” concluiu.

A coordenadora pedagógica da unidade escolar, Heloísa Borges, destaca que as aulas de campo são mais do que uma simples visita; representa um mergulho na história viva de Cuiabá, estimulando os alunos a enxergarem a cidade de forma mais atenta e a valorizar o patrimônio histórico-cultural. “Envolvemos disciplinas como História, Língua Portuguesa e Geografia, levantando aspectos importantes do Centro Histórico. É uma ação importante porque fortalece o protagonismo estudantil, o senso crítico e a consciência história da nossa cidade através das intervenções dos professores ao longo do percurso.”

Texto: Viviane Saggin

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