Mentes brilhantes em ação: Alunos realizam ajustes finais para torneio de robótica e feira de empreendedorismo
Os alunos do Sesi Escola de Várzea Grande estão nos ajustes finais para o eletrizante Torneio Interno de Robótica e a empolgante Feira Steam, que ocorrem nesta sexta-feira (01.11), das 8h às 18h, na unidade de ensino. Os eventos celebram a criatividade, inovação e o espírito empreendedor dos estudantes.
Neste ano, as atividades trazem a temática Trash Trek – jornada do lixo, que permeou a aprendizagem na escola, proporcionando um ensino transformador baseado na conscientização sobre o descarte incorreto de resíduos e sustentabilidade.
Gabrielly Cristina, do time de robótica Valents, conseguiu a classificação para o TIR após vencer as provas ao longo dos semestres. Animada para competir pela primeira vez, a jovem não esconde a felicidade: “Estamos realizando programações, construindo robôs e garras. Esperamos que o TIR seja um momento de aprendizado e diversão”, deseja.
Além dos Valents, outros 27 times incríveis prometem agitar a disputa na modalidade FIRST Lego League. Esses grupos chegam ao TIR depois de uma temporada emocionante, que contou com a participação de mais de 80 equipes pleiteando o torneio.
Em jogo estão os prêmios mais aguardados: 1º, 2º e 3º lugar no Champion’s Award; 1º e 2º lugar em Design de Robô; 1º e 2º lugar em Projeto de Inovação; 1º e 2º lugar em Core Values; 1º e 2º lugar em Superação; 1º lugar em Equipe Destaque; 1º lugar em Gracious Professionalism; e 1º e 2º lugar em Desempenho na Mesa.
Na Feira Steam, os alunos vivenciaram meses de aprendizado em disciplinas que integram conhecimentos de Artes, Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática. A garotada teve a oportunidade de inovar, desenvolvendo invenções em consonância com a temática Trash Trek.
A galera do grupo Legends To Be foi criativa e desenvolvou um jogo sobre o descarte incorreto de pneus. “A gente pesquisou e percebeu que grande parte dos pneus é descartada nos rios e mares, prejudicando nosso meio ambiente. Então decidimos criar esse jogo para que as crianças e adolescentes saibam que, ao descartar corretamente, estão contribuindo para o bem do planeta”, explica Ana Júlia.
O espírito empreendedor também estará presente na feira, com barracas de alimentos à base de cascas e sementes, sucos feitos a partir de frutas que seriam descartadas pelo mercado, brinquedos de tecido com enchimento de sacolas de supermercado, brinquedos com materiais recicláveis e muito mais.
Para a gerente da escola, Luciana Brandão, o evento é resultado de uma aprendizagem focada no protagonismo dos estudantes, evidenciando o ensino maker, que estimula a mão na massa. “Nosso objetivo é preparar as crianças e jovens para os desafios da atualidade, aprimorando suas habilidades tecnológicas e socioemocionais”, pontua.
Texto: Fernanda Nazário