Voltar

Cores: Encontro debate práticas essenciais de governança, responsabilidade social e relações de trabalho

25/10/2024 - 09h28
encontro cores
Respresentantes da CNIdestacou a importância de integrar
boas práticas de governança nas empresas.
Foto: Viviane Saggin

O Sistema da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), por meio do Conselho Temático de Responsabilidade Social (Cores), realizou nesta quinta-feira (24.10), o I Encontro de Responsabilidade Social Empresarial. Com sucesso de público, o evento trouxe à tona as principais tendências, práticas e desafios da responsabilidade social no cenário empresarial, reunindo líderes, empresários e representantes de instituições e organizações para uma tarde de troca e aprendizado, no auditório da Federação.

Na palestra de abertura, o presidente do Conselho de Relações do Trabalho da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Alexandre Furlan, destacou a importância de integrar boas práticas de governança nas empresas como um caminho para alcançar a sustentabilidade. "As organizações que priorizam a governança não só conquistam confiança do mercado como também garantem a longevidade do negócio. Governança responsável é um compromisso que vai além do retorno financeiro e passa a considerar o impacto social e ambiental de suas operações," afirmou Furlan.

Sylvia Lorena, superintendente de Relações do Trabalho da CNI, complementou ao reforçar que o sucesso de uma empresa, atualmente, depende da atenção que se dá às políticas de bem-estar e equidade interna. "Uma empresa que cuida de seus colaboradores e promove um ambiente de trabalho saudável e inclusivo se torna naturalmente mais competitiva e respeitada," comentou. Para ela, o equilíbrio nas relações de trabalho e o respeito aos valores éticos fortalecem a reputação e são essenciais para o crescimento sustentável.

encontro cores
Roda de conversa destacourelevância de iniciativas que
conectem o setor produtivo ao desenvolvimento sustentável.
Foto: Viviane Saggin

Outro ponto abordado foi o papel das empresas em fomentar boas relações de trabalho. Sylvia ressaltou que, para uma empresa ser bem-sucedida, ela deve colocar seus colaboradores no centro de suas ações. “Não existe responsabilidade social sem o reconhecimento de que as pessoas são o principal ativo de qualquer organização. Investir em boas condições de trabalho e na capacitação é essencial para um ambiente corporativo saudável,” observou ela.

Em uma roda de conversa, representantes da Aprosoja, Famato, Fiemt e Sebrae reforçaram a relevância de iniciativas que conectem o setor produtivo ao desenvolvimento sustentável. Além de consolidar boas práticas de governança e de responsabilidade social, o encontro demonstrou que empresas de diferentes segmentos podem aprender umas com as outras e implementar mudanças que agreguem valor aos negócios e à sociedade.

Plataforma Sesi Digital

encontro cores
Fiemt assinou Termo de Cooperação Técnica para
disseminiar ações do programa“Florir: Semeando
Oportunidades para o Fim da Violênciacontra a Mulher”.
Foto: Viviane Saggin

O superintendente do Serviço Social da Indústria (Sesi MT), Alexandre Serafim, e a gerente de Materiais para Treinamentos, Simone Cruz, anunciaram o lançamento da Plataforma Sesi Digital, uma nova ferramenta de capacitação para trabalhadores da indústria. A portal oferecerá uma ampla gama de cursos, incluindo módulos voltados para responsabilidade social, com temas como inclusão, liderança feminina, combate à violência contra a mulher, e diversidade no ambiente de trabalho, entre outros.

Termo de compromisso

Durante o evento, a Fiemt assinou ainda o Termo de Cooperação Técnica com o Ministério Público e Ministério Público do Trabalho, destinado à implementação de protocolo“Não é Não”na instituição e do projeto estratégico “Florir: Semeando Oportunidades para o Fim da Violência contra a Mulher”. O termo prevê ações como palestras, eventos, informativos, chamamento público, divulgação nos canais de comunicação disponíveis da Fiemt dos materiais fornecidos/disponibilizados pelo MP MT para as indústrias.

Cases de sucesso

encontro cores
Empresas apresentaram cases de sucesso que fazem a
diferança na comunicade e para as marcas.
Foto: Viviane Saggin

O evento também contou com uma exposição de cases de sucesso, pela qual empresas como Amaggi/FALM, Barralcool, Energisa, Plastibrás, Refrigerantes Marajá, Sesi – Multiação, Solar Coca-Cola, Trael, Uisa e Maison Vie compartilharam suas trajetórias e iniciativas em responsabilidade social. Casos como o da Amaggi, que investiu em projetos de preservação ambiental, e o da Solar Coca-Cola, que desenvolveu programas de incentivo à educação e capacitação, mostraram como as práticas de responsabilidade social podem fazer a diferença na comunidade e para a marca.

Ao final, a diretora da Fiemt e presidente do Cores, Ulana Bruehmuller, agradeceu a presença de todos e ressaltou a importância dos temas envolvidos, os quais são essenciais para empresas, equipes internas e para a sociedade. Segundo ela, o evento destacou o valor do trabalho conjunto e da dedicação para se alcançar objetivos comuns, evidenciando que esse caminho, embora desafiador, é possível e já vem sendo trilhado por diversas empresas e entidades. A presença de representantes do setor público e privado, como o Ministério Público, a Federação das Indústrias, a Famato, a Aprosoja, o Sebrae, reforçou a união em torno de um propósito maior: uma vida melhor para todos.

encontro cores
O Cores tem como objetivo realizar debate, ações e eventos
que propicie interação da entidade com as principais
questões de interesse da indústria mato-grossense.
Foto Viviane Saggin

"Ver tantas entidades e empresas reunidas aqui hoje nos dá a certeza de que é possível avançar por meio de propósitos comuns. A troca de ideias e o trabalho conjunto nos mostram que, apesar dos desafios, o caminho da dedicação e do foco é viável e já está sendo acompanhado por muitas organizações. O que buscamos, ao final, é uma vida melhor para todos, e é gratificante não apenas ver, mas também sentir essa união e comprometimento em prol de um objetivo maior", afirmou Ulana.

O presidente do Sistema Fiemt, Silvio Rangel, afirmou que o encontro deixa uma reflexão sobre o papel transformador das empresas e o compromisso contínuo com o desenvolvimento sustentável. “O que vimos hoje foi uma amostra de como as empresas podem ser agentes de transformação social. Cada prática de responsabilidade social adotada é uma semente para um futuro mais justo e sustentável," concluiu.

Texto: Viviane Saggin

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SESI-MT - ​​Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555