Sesi Escola Várzea Grande sedia prova da 3ª fase da Olimpíada Brasileira de Física (OBF)
No próximo sábado (26.10), o Sesi Escola Várzea Grande será sede da prova da 3ª fase da Olimpíada Brasileira de Física (OBF), recebendo 36 estudantes de todo o estado, incluindo quatro alunos da própria instituição. Esta é a primeira vez que a unidade sedia a avaliação, marcando ainda o terceiro ano consecutivo em que a escola tem alunos representando-a na competição.
Giovana Stella, aluna do 7º ano B, é uma das participantes. "Estou muito animada! O professor Robson (Correa) tem sido um grande apoio durante essa jornada, sempre nos ajudando a revisar fórmulas e resolver questões antigas. Nas primeiras provas, ele estava conosco, o que realmente ajudou a acalmar a ansiedade”, conta.
A jovem encarou a preparação como um desafio. Com dedicação e o suporte dos professores, ela conta que se sente que consegue avançar. “Na primeira fase, não lembro exatamente quantas questões tinham, mas na segunda foram oito. O mais difícil, para mim, foi interpretar as questões e lembrar das fórmulas na hora da prova. Agora, para a 3ª fase, estou estudando bastante e revisando provas anteriores. Minhas expectativas são altas, e estou determinada a dar o meu melhor para conquistar um bom resultado!", avalia Giovana.
Robson Correa, coordenador local da OBF e professor da unidade, destaca a importância da preparação para a Olimpíada como uma oportunidade para que os alunos se aprofundem nas disciplinas de física, matemática e engenharia. "As provas de física devem ser trabalhadas de forma interdisciplinar, envolvendo cálculos complexos que se aproximam muito da engenharia. Esse processo de estudo já é um incentivo para que os alunos considerem seguir carreiras nas áreas de tecnologia e engenharia", explica Correa.
Sediar a OBF traz visibilidade e potencializa novas parcerias, como a estabelecida com o Instituto de Física do IFMT. "Estudantes que conhecem o IFMT e que talvez não conheçam a Escola Sesi terão a oportunidade de conhecer nossas instalações e o trabalho que fazemos. Além disso, os mais bem colocados de todo o estado estarão aqui, o que reforça a importância da nossa unidade como um centro de referência educacional", ressalta.
Para a gerente da unidade, Luciana Brandão, a prova também fortalece o corpo docente, especialmente os professores de física e matemática, que se engajam mais profundamente na preparação dos alunos. "Os profissionais têm a chance de colaborar na aplicação das provas e, com isso, demonstrar que a escola está comprometida com a educação. Isso motiva os alunos a se dedicarem ainda mais às disciplinas e, ao mesmo tempo, fortalece a atuação dos professores", complementa Luciana.
Nas edições de 2022 e 2023 do projeto, estudantes da unidade receberam medalhas e menções honrosas pelo excelente desempenho na competição, após meses de estudos baseados em disciplina, persistência e comprometimento com a aprendizagem.
A Olimpíada
A OBF é um projeto permanente da Sociedade Brasileira de Física, com apoio do CNPq, realizado desde 2010, promovendo a participação de alunos desde o 6º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio de escolas públicas de todo o Brasil. A iniciativa visa estimular o aprendizado das ciências exatas e identificar jovens talentos nessas áreas.
Texto: Viviane Saggin