Quimeninas: Alunas de MT conquistam medalhas na Olimpíada Nacional Feminina de Química
Sete talentosas alunas do ensino médio do Sesi Escola Cuiabá e Várzea Grande apaixonadas pelo universo científico brilharam na Olimpíada Nacional Feminina de Química (Quimeninas). Elas subiram ao pódio da competição e conquistaram medalhas de ouro, prata e bronze, demonstrando o domínio da mulher na ciência exata.
Com um desempenho impecável, a aluna Anny Elize dos Santos, da unidade de Várzea Grande, superou os desafios da prova e alcançou o topo do pódio, levando para casa uma medalha de ouro. “Estou muito feliz com o resultado e, ao mesmo tempo, surpresa. Eu achava que não conseguiria, mas acabei ficando entre as dez melhores do Estado. Isso é sensacional”, celebra a jovem, vitoriosa na categoria 1º ano.
Além de Anny, as alunas Danielly do Carmo e Heloise Matos, da mesma instituição, também foram premiadas, conquistando a medalha de bronze. Na categoria 2º ano, Camila Vitória Bastos garantiu a medalha de prata, enquanto Geovana Zarpelão subiu ao pódio com a medalha de ouro, reafirmando o sucesso feminino na disputa.
Orgulhosa de suas alunas, a professora de Ciências da Natureza, Naiara Gonçalves, está radiante com as conquistas das meninas. “Essa vitória demonstra a determinação de cada uma delas. É fruto de muito trabalho em sala de aula. Espero que esse prêmio as incentive a seguir carreira na ciência, ampliando a presença feminina nesse campo”, declara a professora.
Com estudantes no pódio da categoria 2º ano, a unidade de Cuiabá também ganhou destaque nacional. As alunas Ana Luiza Marques e Geovanna Cristina Brito tiveram uma excelente performance, cada uma levando para casa a medalha de bronze.
Para a coordenadora pedagógica do ensino médio do Sesi Escola Cuiabá, Heloisa Borges, a participação das alunas na competição é fundamental no processo de aprendizagem. “A ciência é um desafio para elas e estimula uma aprendizagem mais robusta, focada e transformadora. Esse resultado é significativo e mostra o potencial das mulheres no mundo acadêmico”, afirma Heloisa.
Quimeninas
A Quimeninas é destinada a meninas regularmente matriculadas do 9º ano do ensino fundamental ao 2º ano do ensino médio de todo o Brasil, incentivando a participação feminina no universo da ciência e tecnologia. A solenidade de premiação ocorrerá no dia 6 de novembro de 2024, em Salvador, na Bahia.
O projeto foi criado pelo Programa Nacional Olimpíadas de Química e busca aumentar o número de medalhistas femininas na Olimpíada Brasileira de Química (OBQ), identificando talentos na Química e incentivando o ingresso de mulheres nas áreas científica, tecnológica, de engenharia, entre outras.
Texto: Fernanda Nazário